Skip to main content

Baleias jubarte chegam à costa nordestina e surpreendem população

Foto: Reprodução/Redes sociais PROMMARNConfira também: Soledade, Gado Bravo e Salgadinho passam a integrar a AMCAP, anuncia Adriano Wolff João Azevêdo destina R$ 200 mil para construção do Centro de Reabilitação em Saúde em São João do Ti

Por chicolobo

08/07/2024 07h10 Atualizado recentemente

Cerca de 11 baleias jubartes foram registradas hoje. O registrou ocorreu em frente a praia da Pipa e os animais estavam a 8 km da costa.

A chegada das Jubarte já faz parte do calendário do turismo de alguns estados no nordeste, como na Bahia, por exemplo, entre os meses de julho e novembro, quando deixam, as águas frias do Hemisfério Norte, e se dirigem para o Litoral Brasileiro, preferencialmente no Nordeste, entre o Extremo Sul da Bahia até próximo a Sergipe passando pelo litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Perigo para as baleias

As águas do litoral brasileiro estão cada vez mais seguras para as jubarte. A  espécie está se aproximando da recuperação plena no País, após ter sido quase extinta pela caça indiscriminada ao longo de mais de 300 anos no Brasil e ao redor do mundo. A avaliação dos dados do censo aponta a existência de cerca de 25.000 jubartes nos mares brasileiros.
baleia_jubarte Baleias jubarte chegam à costa nordestina e surpreendem população
As jubarte atualmente encontram-se seriamente ameaçada de extinção, estando incluída em várias listas de animais ameaçados, inclusive na Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de extinção, apesar do número de baleias ter aumentado na costa brasileira nestes últimos anos (Hetzel e Lodi, 1993).
ClickPB

Comentários (0)

Faça seu Login para participar da conversa
Entrar