Skip to main content

O Político com mais mandatos em Sumé tenta voltar ao Poder

Sumé, um pequeno município da Paraíba, tem em seu histórico político uma figura que se destaca pela longevidade e repetidas vitórias eleitorais. Francisco Duarte da Silva Neto, popularmente conhecido como Doutor Neto, se prepara para mais uma b

Por chicolobo

06/07/2024 13h20 Atualizado recentemente

Sumé, um pequeno município da Paraíba, tem em seu histórico político uma figura que se destaca pela longevidade e repetidas vitórias eleitorais. Francisco Duarte da Silva Neto, popularmente conhecido como Doutor Neto, se prepara para mais uma batalha eleitoral em 2024, com a possibilidade de se tornar o prefeito com mais mandatos consecutivos na história da cidade e, possivelmente, da Paraíba.

A carreira política de Doutor Neto começou em 1988, quando ele derrotou Givanildo Antônio Freire, o popular Nido, e assumiu pela primeira vez a prefeitura de Sumé. Após um intervalo de oito anos, ele voltou ao poder em 1996, vencendo Duda com uma esmagadora maioria de 76,04% dos votos. O mesmo cenário de sucesso se repetiu em 2000, quando Doutor Neto foi eleito com 76,3% dos votos, enfrentando quatro candidatos.

Em 2008, a disputa foi mais acirrada. Neto enfrentou Vavá Camilo e João Pereira, dois adversários fortes, e venceu com 49,92% dos votos, mostrando sua habilidade em superar desafios mesmo em cenários adversos. Sua popularidade consolidada o levou a uma reeleição tranquila em 2012, com mais de 65% dos votos.

Doutor Neto, que até então é o único ex-prefeito na disputa, anunciou sua candidatura pelo PSB para as eleições municipais de 2024. Esta candidatura marca uma nova fase em sua longa carreira política, pois ele enfrenta um cenário político dividido. Recentemente, ele rompeu com o atual prefeito, Eden Duarte, que foi seu vice-prefeito em uma gestão anterior.


Confira também: .

Eden Duarte, por sua vez, não ficou parado e lançou o nome de Heleno Junior como seu pré-candidato à sucessão. Além disso, Manezinho Lourenço, atual vice-prefeito e um nome fortemente cotado para o executivo, também anunciou sua candidatura. Outro nome na disputa é o ex-vereador Juan Pereira, que também se colocou como pré-candidato.

Se vencer as eleições de 2024 e for reeleito em 2028, Doutor Neto atingirá a marca de sete mandatos como prefeito de Sumé.

OPIPOCO

Comentários (0)

Faça seu Login para participar da conversa
Entrar