Desde as 14h deste domingo, manifestantes se concentram na Praça Oswaldo Cruz, localizada na região da Treze de Maio, na Avenida Paulista, para um ato que pede a responsabilização de Jair Bolsonaro e protesta contra o Projeto de Lei (PL) da Anistia, gritando em coro palavras de ordem contra o ex-capitão que agora é réu no STF por tentativa de golpe de Estado.
A manifestação tem como foco pressionar as autoridades para que seja rejeitada qualquer proposta de anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro, que culminaram em depredações na sede dos Três Poderes.
Coordenado por figuras políticas de diferentes siglas, o ato conta com a presença e organização de nomes como Guilherme Boulos, deputada Érica Hilton e deputado Lindbergh Farias. Eles defendem, além da prisão do ex-presidente, a investigação rigorosa e punição de todos os envolvidos nos atos antidemocráticos que colocaram em risco a estabilidade institucional do país.
A Paulista sendo ocupada e emanando em uma só voz: SEM ANISTIA!
O povo não aceita perdão para golpistas, e ao lado da multidão, o deputado federal e secretário de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, reforça o compromisso com a democracia!
Vamos juntos nessa luta! ✊🏽#SemAnistia… pic.twitter.com/CSb04F5U2i
— PT Brasil (@ptbrasil) March 30, 2025
A principal reivindicação dos manifestantes é que o Congresso Nacional não avance em nenhuma legislação que possa isentar de responsabilidade os organizadores e participantes dos ataques. Para o grupo, a aprovação do PL da Anistia seria vista como um desrespeito ao Estado Democrático de Direito.
Manifestação contra a anistia convocada pelos movimentos sociais na Avenida Paulista pic.twitter.com/xfjSJY4tLS
— Pedro Venceslau (@PedroVenceslau3) March 30, 2025
Cartazes espalhados pela Paulista, além de faixas erguidas por militantes de movimentos sociais e sindicais, reforçam o apelo por justiça. O clima é pacífico, porém marcado por palavras de ordem, músicas e discursos acalorados que buscam sensibilizar a opinião pública e influenciar a deliberação parlamentar. Várias entidades da sociedade civil também aderiram ao movimento, reiterando a importância de manter a punição aos responsáveis pelos atos antidemocráticos.
Até o final da tarde, os organizadores esperam ampliar a adesão popular, reforçando a convocação para a mobilização em defesa da democracia.
Começou agora na Paulista! SEM ANISTIA! pic.twitter.com/36xjTQXuAC
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 30, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line