O papa Francisco apareceu de forma inesperada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta quinta-feira (10), vestindo calças pretas em vez de seu tradicional traje papal branco. Foi a segunda aprição pública do Santo Padre desde que recebeu alta hospitalar no final de março, após enfrentar uma grave pneumonia bilateral, sua crise de saúde mais séria em 12 anos de pontificado.
Ainda em recuperação, Francisco foi visto em uma cadeira de rodas, com uma pequena mangueira nasal para receber oxigênio suplementar, cumprimentando visitantes.
“Estávamos visitando a Basílica São Pedro e vimos alguns guardas passando e abrindo caminho, então fomos ver o que era, e era o papa”, relatou Luiz Gil, que registrou o momento. “Poucas pessoas notaram, foi muito rápido, mas ele parou para conversar com uma família com um bebê”, contou à Reuters.
Apesar da recomendação médica para dois meses de repouso, evitando atividades públicas e contato direto com fiéis para prevenir recaídas, o pontífice tem feito breves aparições. A primeira ocorreu no domingo (6), quando saudou uma multidão na Praça São Pedro.
🔴 El papa Francisco aparece por sorpresa en la basílica de San Pedro en camiseta, silla de ruedas y con una mantahttps://t.co/mid9oLG0B9 pic.twitter.com/riXNfK8y6L
— EL PAÍS (@el_pais) April 10, 2025
Ainda nesta quinta, o Vaticano divulgou um telegrama em que Francisco expressou suas condolências às famílias das vítimas do desabamento da boate Jet Set, na República Dominicana, que deixou ao menos 218 mortos.
“O papa oferece orações pelo eterno repouso dos falecidos”, dizia a mensagem.
A saúde do pontífice, de 88 anos, tem sido acompanhada de perto, especialmente após a pneumonia bilateral, condição agravada pelo fato de ele ter parte de um pulmão removido na juventude. Apesar disso, Francisco segue ativo em compromissos restritos.
Na quarta-feira (9), recebeu em um encontro não divulgado o rei Charles 3º e a rainha Camilla, do Reino Unido. O Palácio de Buckingham afirmou que o casal “ficou encantado com o fato de o papa estar bem o suficiente para recebê-los”.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line