Durante missa realizada neste domingo de Páscoa, 20, o padre Júlio Lancellotti exibiu uma bandeira da Palestina como gesto simbólico de solidariedade.
Conhecido por seu trabalho com pessoas em situação de rua em São Paulo, o padre fez a manifestação em meio a orações sobre justiça e dignidade.
A atitude acontece em um momento de crescente mobilização internacional em apoio aos palestinos, em meio aos conflitos recentes na Faixa de Gaza e à repressão a manifestações estudantis em universidades dos Estados Unidos.
A imagem do padre segurando a bandeira rapidamente circulou nas redes sociais, gerando apoio e críticas.
O protesto ocorre no mesmo dia em que o Exército de Israel afirmou que a investigação sobre o ataque a uma ambulância na Faixa de Gaza, ocorrido em 23 de março, não encontrou evidências de execução, apesar de reconhecer “falhas operacionais” e anunciar a demissão de um subcomandante envolvido na ação.
Em relatório divulgado com as conclusões do inquérito, as forças israelenses admitiram que houve “erros” na operação, mas negaram qualquer tentativa de encobrir as mortes.
No ataque, 15 médicos da Cruz Vermelha foram mortos a tiros enquanto realizavam uma ronda em uma ambulância no sul de Gaza. Os corpos das vítimas foram encontrados posteriormente em uma cova rasa.
🇵🇸 Padre Julio Lancellotti ergue a bandeira da Palestina hoje na Missa do Domingo de Páscoa.pic.twitter.com/zUoKBmqi5V
— FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil (@FepalB) April 20, 2025