As forças da Rússia lançaram a onda de ataques com mísseis mais intensa do ano até o momento contra as duas maiores cidades da Ucrânia na madrugada desta terça-feira (13), relataram autoridades e a mídia ucraniana, deixando quatro mortos e seis feridos na cidade de Kharkiv, no nordeste do país.
O chefe da administração militar de Kiev, Tymur Tkachenko, afirmou que a capital sofreu um ataque breve, porém intenso, com mísseis.
Testemunhas da agência de notícias Reuters ouviram explosões na cidade, mas não havia informações imediatas sobre vítimas ou danos.
Canais do aplicativo de mensagens Telegram, que monitoram a Ucrânia, disseram que cerca de 20 mísseis balísticos foram lançados em aproximadamente uma hora durante a madrugada, no que descreveram como o ataque mais prolongado contra a Ucrânia até o momento neste ano.
As Forças Armadas da Ucrânia não comentaram imediatamente a extensão total do ataque. Não houve comentários da Rússia sobre a ofensiva.
Desde o início da invasão em fevereiro de 2022, a Rússia tem atacado repetidamente cidades ucranianas com mísseis e drones, visando a infraestrutura energética e deixando milhões de pessoas sem energia elétrica e aquecimento no inverno, enquanto as defesas de Kiev lutam para interceptar os ataques.
CNN BRASIL


