Em artigo intitulado “Lula repete governo Dilma, que quebrou o país”, publicado nesta quinta-feira (20) em O Globo, o jornalista Merval Pereira faz um exercício de futurologia para criticar a gestão do petista.
Sem argumentos para questionar os atuais e positivos índices macroeconômicos deste terceiro mandato do petista, o presidente da Academia Brasileira de Letras resgata a crise do governo Dilma, ignorando que a ex-presidenta teve sua gestão sabotada pelo movimento golpista liderado por Michel Temer e seu programa “Ponte para o Futuro”.
No texto, o porta-voz da família Marinho também sai em defesa do mercado financeiro, utilizando a atual taxa de juros para sustentar seu argumento. No entanto, desconsidera que os aumentos da Selic foram contratados pela gestão do bolsonarista Campos Neto. Confira trechos:
Lula está repetindo o que fez no segundo governo depois que o ministro da Fazenda Antonio Palloci saiu. Conseguiu um crescimento do PIB grande, tanto que elegeu Dilma, e acha que isso está certo. Mas ele não lembra que a partir dali foi um desastre. (…)
Não adianta achar que o mercado financeiro está contra ele, porque ele é a favor dos pobres e quer tirar dos ricos. Isso é uma simplificação da situação. O mercado financeiro olha para frente e vê que vamos cair no mesmo problema do governo Dilma; o nível dos juros já é o mesmo.(…)
O PT tem uma visão desenvolvimentista inconsequente, e o mercado vê que tem uma barreira à frente que não vai ser superada.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line