Neste sábado (12), o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) usou sua conta no X (antigo Twitter) para se manifestar sobre o Projeto de Lei (PL) da Anistia, que tem gerado intensos debates no país. Ele acusou o projeto de ser uma estratégia do ex-presidente Jair Bolsonaro para escapar de punições relacionadas aos eventos de 8 de janeiro de 2023, quando houve a tentativa de destruição da democracia no Brasil.
Em sua publicação, o deputado destacou trechos do projeto original, apresentado no final de 2022, que prevê a anistia para manifestantes, caminhoneiros, empresários e outros participantes de manifestações ocorridas entre 30 de outubro de 2022 e a data de publicação da lei.
Segundo Farias, o projeto permitiria que crimes relacionados a ataques a instituições democráticas, como o bloqueio de estradas, invasões de quartéis e ataques às sedes dos Poderes, fossem perdoados.
O parlamentar também alertou para uma alteração no texto do PL, que agora concede anistia para todos os envolvidos em eventos anteriores ou posteriores aos acontecimentos de 8 de janeiro, sem limites temporais.
“Não teria como punir. É uma aberração. Uma desfaçatez sem tamanho”, escreveu Farias, acusando o projeto de tentar livrar os responsáveis pelos ataques que afetaram a estabilidade do Estado Democrático de Direito.
Acompanhem comigo aqui o que é esse tal PL da Anistia, que virou o instrumento de Bolsonaro para tentar se safar da cadeia. Vou destacar uma parte do projeto original, apresentado ainda no final de 2022:
“Art. 1º Ficam anistiados manifestantes, caminhoneiros, empresários e todos…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) April 12, 2025
Além disso, o deputado criticou o artigo 8º do substitutivo do PL, que garante a extinção dos efeitos legais sobre as condutas imputadas às pessoas beneficiadas pela anistia, incluindo a possibilidade de anular decisões que tornaram Bolsonaro inelegível.
Farias afirmou que o projeto visa reverter as consequências do processo eleitoral e permitir que o ex-presidente se recandidate nas eleições de 2026. O deputado concluiu sua postagem com um forte posicionamento: “Chega de anistia para essa turma do esgoto, que é a mesma dos porões da ditadura, que odeia a liberdade e a democracia. Nosso país não merece isso. O povo brasileiro não merece isso. Nós não vamos aceitar. É #semanistia”.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line