O ex-deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, pediu para a Justiça de São Paulo anular sua cassação e teve a solicitação rejeitada. Ele perdeu seu mandato pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) em 2022 após falas machistas.
Segundo a coluna Painel na Folha de S.Paulo, o relator do processo, desembargador Antonio Aguilar Cortez, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), afirmou que “não houve nenhuma irregularidade ou inconstitucionalidade no processo administrativo disciplinar” que resultou em sua cassação.
O ex-deputado foi cassado após viajar para a Ucrânia em meio à guerra contra a Rússia e ter um áudio sexista enviado a pessoas próximas vazado. Na ocasião, o integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) afirmou que as mulheres do país “são fáceis porque são pobres”.
“Não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas assim que você tipo… Mano, nem sei te dizer. Se ela ca**r, você limpa o c* dela com a língua. Inacreditável. Inacreditável, cara. Assim que essa guerra passar, eu vou voltar pra cá”, afirmou o então deputado.
Ouça o áudio:
Áudio: Arthur do Val, o Mamãe Falei, diz que mulher ucraniana é 'fácil porque é pobre'
➡ Em uma série de áudios, o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), descreve suas impressões sobre mulheres da Ucrânia e em um dos trechos, afirma que "são fáceis, porque são pobres". pic.twitter.com/1STbmnUxju
— UOL (@UOL) March 4, 2022
Com a repercussão do caso e as críticas, Mamãe Falei decidiu renunciar ao mandato, mas o processo de cassação prosseguiu. Além de perder a vaga na Assembleia Legislativa, ele ainda ficou inelegível por oito anos.
No pedido feito à Justiça, o ex-deputado alegou que estava licenciado durante a viagem à Ucrânia e que não estava em pleno exercício das funções parlamentares. O áudio, portanto, não poderia ser considerado uma violação do decoro parlamentar, segundo ele.
“No momento em que o áudio foi gravado, ele estava no exercício de atividades eminentemente privadas. Não era uma missão oficial ou diplomática”, afirmou o advogado Arthur Rollo, que representa o ex-deputado, à Justiça. Mamãe Falei ainda pode apresentar um novo recurso.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line