O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quarta-feira (8) que o partido pretende disputar o Governo do Estado em 2026 com um nome próprio encabeçando a chapa majoritária. Em entrevista à Rede Mais, Galdino apontou o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, como principal opção da legenda, mas destacou que está à disposição caso o colega decida permanecer em Brasília.
“O Republicanos vai sim participar da chapa majoritária. O que foi dito pelo presidente Hugo é que temos todas as condições de apresentar um nome para o governo. E eu tenho consciência, equilíbrio e humildade para reconhecer que a primeira opção é o deputado Hugo Motta. Talvez eu seja a segunda opção”, afirmou Galdino.
Questionado sobre a possibilidade de Hugo Motta ter descartado a candidatura ao governo, o presidente da Assembleia ponderou que o cenário político é instável e pode mudar até lá. “Talvez ele tenha descartado a preço de hoje, mas não a preço de amanhã. A política é muito dinâmica. Ele pode rever sua posição”, observou.
Galdino também destacou a capacidade de articulação de Hugo Motta, que, segundo ele, consegue unir toda a base aliada do governo e ainda transita bem entre adversários políticos. “Ele tem a preferência não só do nosso partido, mas também da base governista. Se Hugo for o candidato, ele une toda a base. Não tem aresta com ninguém. Já vi declarações de figuras como Cícero [Lucena] e outros políticos da Paraíba dizendo que não teriam problema algum em apoiá-lo, até fariam isso com prazer.”
O deputado acrescentou ainda que até mesmo integrantes da oposição manifestam simpatia pelo nome de Hugo Motta. No entanto, caso o presidente da Câmara Federal opte por seguir sua trajetória em Brasília, Adriano Galdino garante que estará pronto para assumir a missão.
“Se não houver condição, se ele não quiser ou preferir continuar o bom trabalho que vem fazendo na Câmara, coloco meu nome à disposição para dialogar sobre essa possibilidade de disputar o governo pelo Republicanos.”
Redação