O Procon de Campina Grande divulgou nesta semana um levantamento com as empresas que mais receberam reclamações de consumidores durante os primeiros três meses do ano — janeiro, março e abril. No topo da lista aparece a Energisa Paraíba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, como a empresa mais reclamada no período.
Segundo os dados do órgão de defesa do consumidor, 971 reclamações foram registradas entre os meses analisados, a maioria relacionada a cobranças indevidas, falhas na prestação de serviços e dificuldades para resolver demandas. A Energisa lidera o ranking, seguida pelas Casas Bahia (35 queixas) e pela Cagepa, responsável pelo abastecimento de água.
O ranking completo, que inclui 20 empresas com maior número de queixas, mostra uma preocupante predominância de empresas que prestam serviços essenciais, como energia e água, ao lado do setor varejista.
“O levantamento é muito importante para que o consumidor possa se proteger na hora de contratar um serviço ou adquirir um produto através da informação. Um consumidor informado é um consumidor protegido”, destacou Waldeny Santana, coordenador do Procon de Campina Grande.
Principais problemas relatados
As queixas mais frequentes dizem respeito a: