O transporte do transformador de 250 toneladas, que integrará o Parque Eólico Serra da Palmeira, entra em uma nova fase a partir desta sexta-feira (28).
A empresa responsável pelo transporte do transformador solicitou, em função do porte do equipamento e da complexidade da operação, a compreensão e a colaboração da população, especialmente no sentido de evitar aglomerações nos pontos de passagem. A presença de espectadores pode representar riscos à segurança tanto para os envolvidos no transporte quanto para os próprios cidadãos.
Após permanecer na cidade de Soledade para os preparativos finais (operação de transbordo), o equipamento seguirá viagem com destino à Subestação Coletora Serra da Palmeira.
A partir deste ponto, o trajeto será realizado pela PB-177 e por vias oficiais do projeto e não trafegará em áreas urbanas. A operação seguirá pela PB-117, com o acompanhamento das autoridades responsáveis (DER/PB) para garantir a segurança viária. Toda logística também será acompanhada por batedores e escolta policial.
A operação de descarregamento na Subestação também é complexa e demanda procedimentos de segurança. Dessa forma, não recomendamos o deslocamento do público para acompanhar a chegada do transformador à Subestação.
Reforçamos a importância da cautela dos condutores que trafegam pela região e solicitamos que respeitem a sinalização e as orientações das equipes de apoio.
Parque Eólico Serra da Palmeira
O transformador de 250 toneladas fará parte do Complexo Eólico Serra da Palmeira. O equipamento converte a energia eólica em elétrica, conduzindo a energia gerada para o operador do sistema elétrico. Ele foi produzido na China e transportado ao país pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção do parque eólico no interior paraibano.
O Complexo Eólico Serra da Palmeira será composto por 108 aerogeradores e potência instalada de 648 MW, o parque será capaz de abastecer até 1,7 milhão de pessoas.
MaisPB