O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou a membros de seu gabinete que Elon Musk deixará o governo nas próximas semanas, de acordo com reportagem do site estadunidense “Politico”. A saída do bilionário, atual líder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), seria consensual entre ambos.
Três fontes próximas à administração Trump confirmaram que o empresário deve se afastar do cargo oficial quando seu status especial de “funcionário do governo” expirar, no fim de maio ou início de junho. A Casa Branca limitou-se a afirmar que Musk deixará o serviço público “quando seu trabalho no DOGE estiver concluído”, mas destacou que ele deve manter um papel informal como conselheiro.
O anúncio teria sido feito durante uma reunião de gabinete no dia 24 de março. Em declarações públicas após o encontro, Trump agradeceu a Musk dizendo “Elon, quero agradecer a você. Sei que você passou por muita coisa”, referindo-se a ameaças de morte e ataques a veículos da Tesla. Ele ainda chamou o bilionário de “patriota” e “amigo meu”.
Na última quinta-feira (27), Musk já havia sinalizado sua saída em entrevista à Fox News. “Acho que teremos realizado a maior parte do trabalho necessário para reduzir o déficit em US$ 1 trilhão dentro desse prazo”, disse.
Em resposta, Trump também comentou o assunto com jornalistas: “Em algum momento Elon vai querer voltar para sua empresa. Ele quer. Eu o manteria enquanto pudesse mantê-lo”.
A saída de Musk ocorre em um momento em que aliados do governo demonstram frustração com sua imprevisibilidade, vista por alguns como um fardo político. Apesar disso, o DOGE deve continuar operando até julho de 2026, conforme ordem executiva assinada por Trump.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line