O senador Efraim Filho (União Brasil) encerrou a semana com uma reunião estratégica ao lado de ACM Neto, uma das principais lideranças nacionais do União Brasil, e Ciro Nogueira, presidente do Progressistas (PP), para discutir o cenário político nacional e a possível federação entre os dois partidos. O encontro, realizado em Brasília, teve como foco a organização da aliança e seus desdobramentos para as eleições futuras.
“Encerrando a semana com uma reunião ao lado de ACM Neto e Ciro Nogueira. Na pauta, o cenário político nacional, a agenda do Congresso e a discussão sobre a tão comentada federação União Brasil/Progressistas. A conversa foi positiva, com o sentimento de que diálogo constrói pontes e a convicção de ver respeitada a liderança que construímos na política como senador na Paraíba e como líder do União Brasil no Congresso Nacional. Ainda muito a definir, mas a primeira conversa foi extremamente positiva”, afirmou Efraim Filho.
A possível federação entre União Brasil e Progressistas tem gerado intensos debates sobre a liderança no estado. Pelo PP, destacam-se o vice-governador Lucas Ribeiro e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. Já pelo União Brasil, o senador Efraim Filho e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, são nomes de peso. Efraim tem defendido que a escolha da liderança seja feita com base em pesquisas de opinião, considerando este o método mais democrático para refletir a vontade popular.
A federação pode ter implicações significativas na sucessão estadual de 2026. O PP, que é aliado do governador João Azevêdo (PSB), já sinalizou Lucas Ribeiro (PP) como seu candidato ao governo estadual, enquanto o União Brasil, que é oposição a João, também possui aspirações ao cargo com o próprio Efraim sendo um dos cotados para disputar o Governo.
Fonte83