Carlo Acutis, que será canonizado no próximo domingo (27), é o primeiro santo da geração millennial. Nascido em 1991 e morto em 2006, aos 15 anos, Carlo viveu uma vida curta, mas marcada por uma fé intensa e atitudes de caridade desde a infância.
No dia da cerimônia de canonização, cerca de 80 mil jovens devem lotar o Vaticano durante o Jubileu da Juventude. Carlo será proclamado o “padroeiro da internet”, título que reflete seu talento com tecnologia e sua atuação na evangelização digital.
Adolescente considerado um gênio da informática, ele criou sites e usou a internet como ferramenta de propagação da fé. Desde que seu corpo foi transferido para Assis, cidade de São Francisco, o local se tornou um ponto de peregrinação.
Filho de uma família rica — o pai italiano era financista de um banco inglês e o avô era dono de uma seguradora —, Carlo escolheu, ainda criança, um caminho voltado à solidariedade. Aos nove anos, já distribuía cobertores, roupas e alimentos a pessoas em situação de rua em Milão.
“Ele ajudava as crianças que tinham dificuldades nos estudos, que eram alvo de bullying, fazia apostolado com os velhos, com os doentes, com os deficientes, servia em cozinhas comunitárias, dedicava-se ao ensino do catecismo”, contou Antonia Salzano, mãe de Carlo Acutis.
📹 VIDEO | El cuerpo de Carlo Acutis ya está expuesto en Asís y aunque las autoridades de la Iglesia dicen que no está incorrupto, su casi intacta apariencia es impresionante. Carlo falleció hace 14 años y el 10 de octubre será beato. https://t.co/zuNvLWPxrk
— ACI Prensa (@aciprensa) October 1, 2020
Os milagres
A fama de santidade ganhou força após a beatificação de Carlo, em 2020, quando o Vaticano reconheceu seu primeiro milagre: a cura de um menino no Brasil.
A conexão com o país começou em 2011, quando o padre Marcelo Tenório visitou a Itália, conheceu a mãe de Carlo e trouxe uma relíquia — um pedaço da camisa do jovem — para a Capela de Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande (MS).
“Eu fui na casa onde o Carlo morou, e ela, artesanalmente, com a tesoura, cortou um pedaço da camisa do Carlo, uma camisa que ele tinha lá”, relatou o padre. Desde então, a relíquia passou a ser exposta todo dia 12 de outubro — data da morte de Carlo e também de Nossa Senhora Aparecida.
Em 2013, durante uma celebração, um menino de três anos, Matheus, que sofria de uma grave malformação no sistema digestivo, tocou o pedaço do tecido. Ele parou de vomitar no mesmo dia e pediu comida ao chegar em casa. Desde então, não voltou a apresentar sintomas.
O pequeno Joaquim, que luta contra um tumor no fígado, comoveu as redes sociais após receber a visita de uma relíquia do futuro santo Carlo Acutis no hospital. A interação do garoto com o sacerdote e sua oração sincera emocionaram os presentes e milhares de internautas.
✍️… pic.twitter.com/wlZkEoDeCH
— ChurchPOP Português (@churchpop_pt) April 17, 2025
O diagnóstico era de pâncreas anular, uma condição que comprimia o intestino, impedindo a digestão normal. A cirurgia era a única solução, mas considerada arriscada e não indicada para ele. O milagre foi reconhecido pelo Vaticano.
A segunda cura atribuída a Carlo Acutis, necessária para a canonização, foi a de uma jovem da Costa Rica que sofreu um traumatismo craniano grave em 2022. Após orações de sua mãe no túmulo de Carlo, ela se recuperou de forma inesperada, fortalecendo ainda mais a devoção ao novo santo da juventude e da era digital.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line