O avião que caiu na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7), foi identificado como um Beechcraft King Air F90. A aeronave, fabricada em 1981, pertence à mesma linha do modelo King Air C90A, que transportava a cantora Marília Mendonça no acidente ocorrido em 2021, em Minas Gerais.
Apesar de pertencer à categoria de turboélices executivos, o modelo não estava autorizado para táxi aéreo, sendo registrado apenas para uso privado.
A aeronave tinha capacidade para oito passageiros e pertencia à empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o King Air F90 possui características que o tornam popular no mercado executivo, oferecendo um espaço interno semelhante ao de jatos menores. Seu modelo foi descontinuado, mas ainda é utilizado para transporte corporativo e serviços especializados.
A queda ocorreu por volta das 7h20, atingindo um ônibus e um ponto de embarque. O avião, que decolou do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, com destino a Porto Alegre, estava registrado em nome de Márcio Louzada Carpena e Maria da Graça Paz Louzada. Carpena, advogado, empresário e professor, foi uma das vítimas do acidente. Outras pessoas também ficaram feridas, incluindo um motociclista e uma passageira do ônibus, que precisaram de atendimento médico.
Relatos de testemunhas apontam que a aeronave tentou um pouso de emergência antes de colidir. Em publicações nas redes sociais, motoristas que passavam pela região registraram uma grande nuvem de fumaça no local da queda. O trecho da Avenida Marquês de São Vicente precisou ser interditado para o trabalho das equipes de resgate.
Carpena, que teria adquirido o avião em dezembro de 2023, publicou um story no Instagram horas antes do acidente, mostrando que embarcaria em um voo de São Paulo para Porto Alegre.
Dono de avião que caiu em SP postou vídeo antes de decolagem
— Diário do Centro do Mundo (@dcmonline.bsky.social) February 7, 2025 at 9:32 AM
O local do impacto fica próximo a pontos importantes da cidade, como o Allianz Parque, Memorial da América Latina e o CT do São Paulo. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros seguem no local realizando a perícia para determinar as causas da queda.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line