O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou uma multa de R$ 15 mil ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos por descumprir ordens judiciais que o proibiam de usar redes sociais. A penalidade foi aplicada após o ministro identificar novas publicações feitas pelo investigado na rede X (antigo Twitter), mesmo após bloqueios e proibições anteriores.
Foragido da Justiça desde 2020 e atualmente morando nos Estados Unidos, Allan dos Santos já é alvo de duas ordens de prisão emitidas por Moraes. O ministro relembrou que o blogueiro está proibido de criar perfis ou utilizar redes sociais, por utilizar as plataformas para disseminar o que chamou de “conteúdo criminoso”.
Segundo Moraes, o investigado tem desrespeitado “flagrantemente” as medidas cautelares. “Criou novas publicações com conteúdo ilícito na rede social X”, afirmou o magistrado. As plataformas X e Meta foram intimadas há duas semanas a fornecer dados relacionados a perfis atribuídos ao blogueiro.
De acordo com o despacho de Moraes, as condutas de Allan dos Santos demonstram “completo desprezo pelo Poder Judiciário”, o que motivou a fixação de uma multa para garantir o cumprimento das ordens. O valor estipulado foi de R$ 15 mil.
Mesmo com os perfis atribuídos a ele fora do ar, Allan tem tentado burlar as determinações da Justiça criando novas contas. Moraes já havia ordenado que nenhuma nova conta fosse aberta por ele nas plataformas digitais.
O blogueiro, investigado também em outro inquérito da Polícia Federal que apura ataques e vazamentos de dados de autoridades, segue nos Estados Unidos. Segundo informações do processo, as autoridades americanas não consideram crime, em suas leis internas, as condutas apontadas pelo STF, o que inviabiliza um pedido de extradição no momento.