Desde o início deste ano, mais de 27,5 mil mulheres se inscreveram voluntariamente para concorrer a uma das 1.465 vagas abertas pelo alistamento militar feminino, que segue com inscrições abertas até o dia 30 de junho de 2025. As oportunidades são destinadas ao preenchimento de cargos nas Forças Armadas, abrangendo as três Forças: Marinha, Exército e Aeronáutica. A primeira turma de alistadas será incorporada às Forças Armadas em 2026, com a previsão de ingresso nos meses de março (entre os dias 2 e 6) ou agosto (entre os dias 3 e 7). As aprovadas iniciarão o serviço com a graduação de soldado para o Exército e a Aeronáutica, e de marinheiro-recruta para a Marinha.
De acordo com o Ministério da Defesa, a expectativa é que o número de vagas para mulheres nas Forças Armadas seja ampliado gradualmente nos próximos anos. Este ano, o alistamento feminino oferece 1.465 vagas distribuídas por 28 municípios, em 13 estados e no Distrito Federal. A distribuição das vagas é a seguinte: 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha.
O processo seletivo para as candidatas ocorre em cinco etapas: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação (ou matrícula). Durante o processo, as candidatas passam por uma entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. Aqueles que forem considerados aptos estarão habilitados a servir temporariamente, com os mesmos direitos e deveres dos homens convocados para o serviço militar. Podem se alistar mulheres que completam 18 anos em 2025 (nascidas em 2007) e que residam em um dos municípios que possuem vagas disponíveis.
Para se inscrever, as interessadas devem apresentar os seguintes documentos:
As inscrições podem ser realizadas até 30 de junho, tanto de forma online, através do site alistamento.eb.mil.br, quanto presencialmente, em uma Junta do Serviço Militar. O salário inicial para as novas alistadas será de R$ 1.177, a partir de janeiro de 2026, além de benefícios como alimentação e alojamento.
As vagas estão disponíveis nos seguintes municípios: