Figuras da esquerda que fizessem barbeiragens semelhantes às que Bolsonaro, Michelle e Malafaia cometeram na Paulista, na aglomeração de domingo, já estariam mortas politicamente.
Bolsonaro e Michelle elogiaram Luiz Fux, tentando jogar o ministro contra seus colegas de STF, como se um juiz, no meio de mais 10, pudesse ser usado para desgastar toda a Corte.
➡️ Michelle Bolsonaro apela a Fux: "Não vai jogar seu nome na lama"
Em ato na Avenida Paulista neste domingo, Michelle Bolsonaro apelou ao ministro do STF Luiz Fux pela anistia aos condenados pelo 8/1 pic.twitter.com/tU7teplcf2
— Metrópoles (@Metropoles) April 6, 2025
Bolsonaro e Michelle apostam que, a partir da posição de Fux sobre o caso de Débora do batom, o STF pode reduzir as penas dos manés condenados a até 17 anos de prisão.
Até pode e não é tão incomum. Mas é de alto risco a tática de atirar Fux contra pelo menos oito ministros que pensam diferente, considerando-se que dois foram indicados por Bolsonaro e podem estar, como já estiveram, mais ao lado dos condenados pela invasão e depredação de Brasília.
No que a posição de Fux, se for mesmo favorável aos manés e influenciar os demais ministros, pode favorecer Bolsonaro e os chefes golpistas? É provável que não favoreça em nada.
Já Malafaia atacou o Supremo de novo na Avenida Paulista e, para completar, partiu para cima dos militares que teriam abandonado Bolsonaro.
Sem se referir diretamente ao golpe, disse que os generais de quatro estrelas que não estiveram com Bolsonaro são uma “cambada de frouxos, cambada de covardes, cambada de omissos” que “não honram a farda que vestem”.
ATENÇÃO: em sua fala na Avenida Paulista, o pastor Silas Malafaia CONVOCOU OS GENERAIS DO ALTO COMANDO CONTRA O STF. Em um momento posterior, cantou o trecho do hino da independência que fala em "MORRER PELO BRASIL". Estão querendo intimidar o STF e isso é motivo pra prisão… pic.twitter.com/6s6qzTk21i
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) April 6, 2025
O que Malafaia ganha atacando os generais e com isso atingindo todas a Forças Armadas, como já percebeu Hamilton Mourão, que o chamou de “falastrão”??
Parece que não ganha nada. Mesmo assim, mantendo o plano de conceder uma entrevista por dia, Bolsonaro o apoiou em conversa com a revista Oeste.
Disse que Malafaia falou uma “verdade” em São Paulo e se referiu à fala do pastor como “o desabafo ontem lá na Paulista”. Bolsonaro disse:
“Não vou repetir aqui porque sou capitão do Exército. Fiquei muito triste não com o Malafaia, mas com as verdades que ele falou. Realmente é revoltante a gente ouvir isso daí. Ele fala: ‘Ninguém quer dar um golpe nenhum, não, mas o que está acontecendo é isso’ e se dirigiu aí a algumas autoridades fardadas”.
E disse mais: “Infelizmente, se você vê algo errado acontecendo com alguém do teu lado, se você tem poder de interferir, você interfere”.
No que as autoridades fardadas teriam sido omissas? Interferir onde e quando? Teriam abandonado Bolsonaro no golpe e depois abandonaram Braga Netto na prisão?
Por que Malafaia e Bolsonaro não deixam claro os motivos dos ataques aos generais? Por medo de serem enquadrados? Para ser mais claro: não esclarecem o que pensam por covardia?
Bolsonaro, Michelle e Malafaia estão usando o que resta de munição. Na tática dos que arriscam tudo na guerra, a ordem é avançar e queimar pontes, sem possibilidade de retorno. Os três queimam as pontes antes de qualquer avanço.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line