O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) afirmou que sua saída do cargo encerra um ciclo de trabalhos, num discurso de despedida aos parlamentares, encerrando os quatro anos em que esteve à frente da Casa.
Após uma breve fala neste sábado (1º), antes das eleições para a nova Mesa Diretora da Casa, ele apertou a mão do seu provável sucessor, Hugo Motta (Republicanos-PB).
“A Câmara hoje encerra um ciclo de uma administração que eu quera agradecer imensamente, na figura do meu vice-presidente, Marcos Pereira”, disse Lira, se dirigindo ao presidente do Republicanos e que foi fiador da escolha de Hugo Motta.
Ele também agradeceu aos líderes, disse que deixa um legado, mas não respondeu sobre seu futuro após deixar a presidência da Casa.
“Muita convergência, muito diálogo, muito trabalho, muita articulação, muitas entregas. Esse sempre foi o legado que a gente construiu e tentou deixar para a Câmara dos Deputados”, avaliou sobre sua passagem pelo cargo.
Também disse: “Sempre fui muito grato e muito orgulhoso de ter sido até hoje o deputado mais votado [para a presidência] da Câmara dos Deputados. Agora, ficarei muito mais orgulhoso, e trabalhei muito mais para isso, se Hugo Motta tiver um voto a mais que eu”.
Hugo Motta tem apoio formal de 17 dos 20 partidos e foi o nome escolhido pelo próprio Lira. Também são candidatos Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).
Além da presidência, os deputados também votarão neste sábado nos demais integrantes da Mesa Diretora: duas vice-presidências, quatro secretarias e quatro suplências.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp