Acredito que os três maiores desafios políticos para o Brasil em 2026 são: 1) retomar o poder político das mãos dos ministros do STF, 2) corrigir os rumos da dívida pública, e 3) enfrentar de forma realista o problema da insegurança pública.
1) Talvez o desafio político da década seja retomar o poder político das mãos dos ministros do STF. Não adianta propor e discutir mudanças políticas importantes para o Brasil se o poder está concentrado na mão de juízes não eleitos. De forma prática, parece fundamental haver, pelo menos, um impeachment de um dos ministros para frear o poder do STF.
2) A dívida pública está descontrolada. Em 2025, houve vários meses em que a arrecadação bateu recorde, mas o déficit público aumentou. O Brasil corre um grave risco de quebrar. O Estado foi capturado por várias corporações com privilégios e benefícios. Ademais, o orçamento público é engessado e já comprometido com despesas obrigatórias.
3) A segurança pública é outro grande desafio. Uma ideologia leniente com criminoso tomou conta da justiça criminal. Além disso, os presídios estão tomados pelo crime. O Brasil precisa começar uma mudança gradual para um combate cada vez mais forte e inteligente contra o crime organizado.
Existem muitos outros desafios para o Brasil: uma sociedade polarizada, corrupção desde os altos escalões do poder, crise climática, um Estado inchado e ineficiente, falta de saneamento básico, famílias muito endividadas, educação precária e deficitária, etc.
O Brasil de 2026 é preocupante, assim como foi o de 2025. Contudo, o Senhor reina! Em momentos de crise, é fundamental lembrar de que o profeta Isaías temia, mas ele viu o Senhor “assentado sobre um alto e sublime trono”.
Anderson Paz


