O Vaticano divulgou a causa morte do Papa Francisco. Conforme o relato, o pontífice foi acometido por um “derrame cerebral, coma e parada cardiorrespiratória”. Os dados são do laudo assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, dr. Andrea Arcangeli.
O rito de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão ocorreu às 20h (horário do Vaticano) – (15h horário de Brasília), na capela do andar térreo da Casa Santa Marta. Foi realizada a leitura do atestado de óbito. O ato foi validado pelo cardeal Farrell, camerlengo. A celebração durou pouco menos de uma hora.
Foram colocados os selos no apartamento pontifício do terceiro andar do Palácio Apostólico e, nesta noite, também no apartamento do segundo andar da Casa Santa Marta. A partir desta noite, os colaboradores têm acesso para uma última saudação ao Pontífice.
Na manhã desta terça-feira (22), será realizada a primeira Congregação Geral dos cardeais, durante a qual poderá ser definida uma eventual data para o funeral.
Morte do Papa
O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. A notícia foi anunciada pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica, em um comunicado oficial. Ele faleceu às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 horário local.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, e foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica. Ele assumiu o papado em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, e se destacou por sua ênfase na misericórdia, humildade e compromisso com os pobres.
Os fiéis de todo o mundo prestam homenagens e aguardam as cerimônias fúnebres que ocorrerão nos próximos dias.
Recentemente, o Papa tratou de uma bronquite que resultou em um quadro infeccioso. Ele ficou quase 40 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma.
Histórico de enfermidade – Após ficar mais de 1 mês internado, o papa Francisco recebeu alta médica no último dia 23 de março.
Após a alta, os médicos ressaltaram que seria necessário um período de repouso em convalescença por pelo menos dois meses.
O Papa foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o último dia 14 de fevereiro, para tratar uma pneumonia bilateral.
O Santo Padre que tinha 88 anos, havia reduzido seus compromissos devido a problemas recorrentes de saúde e cirurgias recentes.
Secessão – A sucessão papal tem início entre 15 e 20 dias após o falecimento do pontífice. Nesse intervalo, o Vaticano organiza a reunião do Colégio dos Cardeais, formado por representantes da Igreja de diversos países, que serão responsáveis por eleger o novo líder da Igreja Católica.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br,
siga nas redes sociais:
Facebook,
Twitter,
Instagram
e veja nossos vídeos no Play Diário.
Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.