O pastor Silas Malafaia, responsável por organizar a manifestação em defesa da anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro — incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — disse que sete governadores já confirmaram presença no palanque que será montado na avenida Paulista. Com informações de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Além de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, também devem comparecer, segundo Malafaia, os governadores Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Wilson Lima (União Brasil), do Amazonas; Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná.
Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo), governadores de GO e MG, estão confirmados no ato golpista de Bolsonaro. Foto: Célio Messias/Governo do Estado de SPPara o pastor, a manifestação promete ser a maior desde os protestos de 2015 que pediram o impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Ainda assim, ele evita fazer previsões sobre o tamanho do público: “Não sou Deus para prever essas coisas”, comentou.
O evento é considerado estratégico por aliados de Bolsonaro, que acreditam que a mobilização popular pode pressionar o Congresso, especialmente a Câmara dos Deputados, a avançar com uma proposta de anistia aos réus do 8 de janeiro.
Jair Bolsonaro, por sua vez, responde atualmente a um julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de crimes como tentativa de golpe de Estado, formação de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, além de dano ao patrimônio público e destruição de bens tombados. A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) foi aceita por unanimidade pelos ministros.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line