Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Lagoa da Coreia vive novo tempo com obra de pavimentação e drenagem em São José dos Ramos

    17 de dezembro de 2025

    Dinamarca quer proibir uso de burca em escolas e universidades em 2026

    17 de dezembro de 2025

    Copa do Brasil: Globo tem problema na transmissão e aciona narrador reserva

    17 de dezembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Paraíba»Paraíba que Acolhe: Governo do Estado beneficia mais crianças e adolescentes órfãos da Covid-19
    Paraíba

    Paraíba que Acolhe: Governo do Estado beneficia mais crianças e adolescentes órfãos da Covid-19

    adminPor admin21 de agosto de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura39 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    O Governo da Paraíba vai beneficiar mais crianças e adolescentes órfãos da Covid-19. A ação é resultado da mudança, publicada no Diário Oficial da terça-feira (19), na Lei nº 12.049 de 14 setembro de 2021, que instituiu o Paraíba que Acolhe. De acordo com a Coordenação do Programa, que faz parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), a alteração no texto da Lei, agora de nº 13.830, reflete na ampliação do benefício, que é voltado para esse público infantojuvenil atingido pela Covid.

    Foram alterados os critérios de orfandade do Paraíba que Acolhe. “A orfandade unilateral foi expandida para beneficiar órfãos que tenham perdido apenas um dos pais ou responsável legal [levando em consideração a renda mensal]. O critério de idade para desligamento do Programa passou de 18 para 24 anos, entre outros detalhes que fazem parte do processo de gestão e execução do Programa”, explicou a assistente social e coordenadora estadual do Paraíba que Acolhe, Jéssica Silva.

    Com a alteração, a equipe técnica responsável pelo Paraíba que Acolhe irá chegar ao público de atingidos pela pandemia que não foi contemplado anteriormente e articular, junto aos municípios, através da Rede Socioassistencial, as novas contemplações. “O grande salto qualitativo nisso tudo é que não estamos mais presos ao decreto de calamidade em saúde pública que foi revogado em 2023. Então, vamos voltar a inscrever crianças e adolescentes em situação de orfandade pela Covid-19 e trazer alguns que estavam na lista de espera, que não entraram da primeira vez, principalmente, por conta do critério de orfandade”, garantiu.

    A coordenadora ressaltou que a equipe técnica estava monitorando e acompanhando as famílias já cadastradas. No entanto, com o realinhamento do Programa, “vamos continuar monitorando essas famílias já cadastradas, mas agora também poder inscrever novas famílias”.

    A secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, destacou a importância dessa ampliação. “A ampliação do Paraíba que Acolhe é um passo fundamental no compromisso do Governo da Paraíba com a proteção social das nossas crianças e adolescentes que sofreram perdas irreparáveis durante a pandemia. Ao atualizar os critérios de acesso e permanência no programa, conseguimos alcançar um número maior de jovens em situação de vulnerabilidade, garantindo não apenas apoio financeiro, mas também acolhimento e dignidade. Essa é uma política pública que reafirma nosso olhar atento e sensível às necessidades da população”, afirmou.

    Como surgiu – O Programa Paraíba que Acolhe é resultado de uma ação da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), que estabeleceu o programa ‘Nordeste Acolhe’ em todos os estados da Região, voltado para a promoção de ações de proteção social, incluindo auxílio financeiro para crianças e adolescentes órfãos em decorrência da pandemia da Covid-19, no âmbito da Política Estadual de Assistência Social. 

    O Programa consiste na concessão de auxílio financeiro atualmente de R$ 559,80 mensais aos filhos que ficaram órfãos devido à Covid e que são cuidados pela família extensa (avós, tias, tios, irmãos mais velhos, etc.). O valor é reajustado anualmente.

    Destaque
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Pleno do TJPB aprova lista tríplice exclusivamente feminina para o TRE; saiba nomes

    17 de dezembro de 2025

    Senador petista diz que votou a favor do PL da Dosimetria ‘por engano’

    17 de dezembro de 2025

    Isenção maior do Imposto de Renda vai beneficiar quase 60% dos professores da Paraíba

    17 de dezembro de 2025

    TJPB forma lista tríplice para vaga exclusiva de advogadas no TRE-PB nesta quarta

    17 de dezembro de 2025

    Leandro Borba é nomeado Secretário de Comunicação de Cabedelo e retorna ao cargo após quatro meses para sua quarta gestão à frente da pasta

    17 de dezembro de 2025

    Ex-policial militar investigado por fraudes em concursos morre em Patos

    17 de dezembro de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.022 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20256.882 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.683 Visualizações
    Não perca

    Lagoa da Coreia vive novo tempo com obra de pavimentação e drenagem em São José dos Ramos

    17 de dezembro de 2025

    A comunidade da Lagoa da Coreia, em São José dos Ramos, vive um novo momento…

    Dinamarca quer proibir uso de burca em escolas e universidades em 2026

    17 de dezembro de 2025

    Copa do Brasil: Globo tem problema na transmissão e aciona narrador reserva

    17 de dezembro de 2025

    Pablo Marçal diz que vai para guerra junto com Flávio: ‘É o Bolsonaro que a gente sempre quis’

    17 de dezembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.022 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20256.882 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.683 Visualizações
    Nossas escolhas

    Dinamarca quer proibir uso de burca em escolas e universidades em 2026

    17 de dezembro de 2025

    Brasileira mostra casa que comprou na Itália por apenas 1 euro

    17 de dezembro de 2025

    Putin chama líderes europeus de “porquinhos” e nega ameaça à Europa

    17 de dezembro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.