A edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial do Município (DOM) traz a nomeação de mais oito integrantes do primeiro escalão da nova gestão do prefeito Cícero Lucena em João Pessoa. Entre os novos nomes, Zezinho do Botafogo assume a Secretaria da Juventude, Esporte e Recreação, enquanto Juliano Sucupira ocupará o cargo de secretário executivo do Esporte. Já Kaio Márcio Almeida, que anteriormente comandava a pasta, será o presidente da Fundação Campeões do Amanhã.
Também foram nomeados Daniel Rodrigues (secretário executivo do Turismo), Ubaldo Pequeno (executivo da Sedurb), Juliana Dantas (executiva das Mulheres), Maristela Viana (executiva de Mudanças Climáticas) e Beto Pirulito (executivo da Habitação).
Antes dessas nomeações, outros gestores já haviam sido designados para compor a equipe de governo. Entre eles estão Luis Ferreira Filho (Saúde), Diego Tavares (Gestão Governamental), Bruno Nóbrega (Procuradoria Geral do Município), Ariosvaldo Alves (Administração), Sebastião Feitosa (Receita), Brunno Sitônio (Finanças), Victor Hugo Castelliano (Turismo), Janildo Silva (Comunicação), América Castro (Educação e Cultura), Luciana Ataíde Dias (executiva da Educação) e Socorro Gadelha (Habitação Social).
A lista ainda inclui Rubens Falcão (Infraestrutura), Marcílio do HBE (Semob-JP), Expedito Leite Filho (adjunto de Mobilidade), Kelson Chaves (Defesa Civil), Adenilson de Oliveira (executivo da Receita Municipal), Luciano Pereira (executivo da Infraestrutura), Lucas Henriques de Queiroz (executivo da Transparência Pública), Ricardo Diniz (executivo da Administração), Caroline Agra (superintendente do IPM-JP) e Ricardo Veloso (Emlur).
Vale lembrar que todos os secretários e executivos haviam sido exonerados no último dia 7, por meio de decreto, para a reestruturação da nova equipe de governo, que iniciou oficialmente em 1º de janeiro. A decisão não afetou servidoras gestantes, pessoas em licença-maternidade, afastadas por auxílio-doença ou licença para tratamento de saúde. Além disso, dirigentes da administração indireta e ocupantes de cargos comissionados também foram exonerados.
Essa medida faz parte da exigência da lei municipal 9.678/2021, que determina a apresentação de certidões negativas cíveis e criminais para nomeação em cargos comissionados na administração pública municipal, garantindo maior controle e conformidade legal no processo de posse dos servidores.