O setor de exportação de carne bovina do Brasil celebrou nesta sexta-feira (28) a reabertura do mercado vietnamita para o produto brasileiro.
A decisão foi anunciada durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Hanói, capital do Vietnã.
O petista se encontrou com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, e, após a reunião, afirmou que a retomada das exportações de carne para o Vietnã é “muito importante para o Brasil” e que essa negociação vinha sendo conduzida há mais de 20 anos.
Depois de anos de tentativa, finalmente o Brasil vai exportar carne para o Vietnã. A decisão foi tomada ao lado do primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, com a presença dos presidentes da Câmara e do Senado do Brasil. Mais um mercado aberto para a conta e muito trabalho… pic.twitter.com/e6HQ9K2qMn
— Lula (@LulaOficial) March 28, 2025
“Depois de muitos anos de tentativa, o primeiro-ministro anunciou que finalmente vai comprar a carne brasileira para o mercado do Vietnã. É uma notícia extraordinária. Eu acho que o que causou essa aceitação do ministro foi a presença dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, que mostrou a força da amizade que nós queremos ter com o Vietnã”, declarou Lula.
Em nota, Roberto Perosa, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), afirmou que o mercado vietnamita tem potencial para importar cerca de 300 mil toneladas de carne bovina por ano.
“O Vietnã pode se tornar um grande hub para a Ásia e o sudeste asiático”, disse Perosa, que lidera a ABIEC, entidade que representa 43 empresas do setor.
“Com essa conquista, o produtor e a indústria brasileira da carne bovina ganham mais uma importante oportunidade de diversificação de mercados, ampliando o envio de seus produtos ao exterior, sem comprometer o abastecimento interno”, acrescentou.
O presidente da ABIEC também destacou que o momento é “muito positivo” para a indústria brasileira de carne bovina, que atualmente exporta para cerca de 150 países.
De acordo com o governo brasileiro, o Brasil já fornece aproximadamente 70% da soja importada pelo Vietnã, além de ser o maior exportador de carne suína para o país, com uma fatia de cerca de 37% do mercado. O Brasil também ocupa a segunda posição entre os principais fornecedores de carne de frango e de algodão para os vietnamitas.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line