Noventa trabalhadores rurais do Alto Sertão da Paraíba e do Cariri do Ceará embarcaram em um ônibus, nesta terça-feira (1º), na cidade de São José de Piranhas-PB, com destino à Usina Vista Alegre, em Itapetininga, no estado de São Paulo, para o corte e cultivo de cana-de-açúcar, como acontece desde os anos de 1980 nessa região.
No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas, Damião Gomes, disse que a luta do sindicato, com apoio de pastorais da Igreja Católica, ajudou a melhorar bastante as condições de trabalho, alojamento, transporte e alimentação desses homens do campo durante a estadia em São Paulo.
Antes da viagem, os trabalhadores passaram por exames médicos exigidos para a contratação. Os testes de aptidão foram feitos no dia 24 de março, no próprio sindicato. Outra exigência do órgão é que o ônibus esteja em ótimas condições.
“A gente sempre acompanha para não ver nossos trabalhadores em carro que não tem condição. Mas é uma empresa segura, e a gente só tem a torcer. A gente não pode impedir de eles irem, porque eles vão à procura de trabalho”, salientou Damião.

Noventa trabalhadores embarcaram em São José de Piranhas para o corte de cana (Foto: Radar Sertanejo)
Os trabalhadores são oriundos de pelo menos nove municípios da Paraíba e do vizinho estado do Ceará. Esse êxodo é uma prática comum e representa uma alternativa de renda para muitas famílias.
“A gente tentava, enquanto representante do trabalhador, lutar para que tivesse uma renda, para nós não perdermos nossos trabalhadores para outros estados em busca de trabalho. Mas, infelizmente, as coisas que tem aqui não oferecem muito, porque a gente vê a situação até dos próprios produtores criadores de gado. Tem a obra da transposição, que trouxe água, mas ainda é aquela questão de preparar o solo para 238 famílias que foram reassentadas”, explica o presidente do sindicato.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br,
siga nas redes sociais:
Facebook,
Twitter,
Instagram
e veja nossos vídeos no Play Diário.
Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.