Democratização do acesso à produção de energia fotovoltaica. É dessa forma que a Ative Energia Solar, empresa do Grupo Vó Ita, genuinamente paraibana e fundada na região de Sousa, no Sertão do estado, está conquistando o mercado do ramo e chamando a atenção do Brasil. Como promover essa democratização? Primeiro, dispondo dos melhores equipamentos. Segundo, uma equipe altamente capacitada para o atendimento. Terceiro, oferecendo aos clientes um modelo de financiamento que abrange desde o consumidor residencial menor até as grandes empresas. Tudo isso e mais um pouco renderam à Ative um lugar no G5, grupo das maiores empresas de energia solar do Brasil.
Esse financiamento que cabe no bolso e gera economia acontece por meio da campanha pioneira “Minha Energia, Minha Vida”, que possibilita a compra de usinas fotovoltaicas por clientes residenciais com parcelas fixas a partir de R$ 179,90. Significa dizer que, por ser valor fixo, o cliente não sofrerá com aumentos recorrentes, a exemplo do que ocorre nas contas de energia elétrica convencional das concessionárias.
O sucesso da campanha é tamanho que, de acordo com o CEO Frank Araújo, 70% dos clientes da Ative Energia Solar são consumidores residenciais de pequeno e médio portes. Os números são a constatação definitiva de que a energia solar se tornou acessível no Sertão paraibano.
“Tem também essa questão do ponto de vista de uma campanha educacional para que a gente, de fato, conseguisse botar na cabeça das pessoas que é possível ter sua própria usina, é possível produzir sua própria energia. E a parcela, em 100% dos casos, é menor do que o que o cliente paga à concessionária”, destaca Frank em entrevista ao programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, que nesta sexta foi apresentado nos estúdios da Rádio Líder FM, em Sousa.
Pela campanha “Minha Energia, Minha Vida”, os clientes podem comprar energia solar na Ative dividindo em até 80 meses com parcelas de apenas R$ 179.90. Além disso, só começa a pagar depois da instalação dos equipamentos, e a Ative ainda oferece garantia de 6 anos.
Para se ter uma ideia das vantagens diretas, o cliente pode até pagar as parcelas utilizando o dinheiro que economizou. Ao fim do financiamento, o sistema passa a ser dele. Além disso, ao longo do período, não haverá aumento na conta de luz porque a parcela é fixa.
“Existem outros ganhos paralelos, como a valorização do seu imóvel e a previsibilidade do seu custo de energia elétrica, uma vez que a gente se livra dos aumentos”, enfatiza Frank Araújo. “Quando eu contrato um financiamento de parcela fixa e produzo o quantitativo de energia, eu já me livro disso e estou pagando o que é meu”, acrescenta.

CEO da Ative, Frank Araújo, nos estúdios da Rádio Líder FM, em Sousa, durante o programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão (Foto: TV Diário do Sertão)
Pioneirismo da Ative gera interesse de outras empresas
Em abril de 2024, a Ative Energia Solar recebeu a visita do casal de empresários do Rio Grande do Sul, Mara Schwengber, fundadora do G5 Solar, o grupo das maiores empresas de energia solar do Brasil, e Josué Farias, ambos CEO’s da Solled Energia, uma das precursoras no Brasil em geração de energia solar fotovoltaica. Eles conheceram a sede da empresa em Sousa, confraternizaram com os colaboradores e ficaram impressionados com o que viram.
Um mês antes, a Ative Energia Solar havia recebido a visita do engenheiro Harry Neto, representante da WEG, uma das maiores empresas do ramo no Brasil e no mundo. Harry foi a Sousa conhecer as estratégias inovadoras da Ative para ampliar a distribuição e facilitar o acesso dos clientes residenciais.
Em dezembro de 2023, foi a vez de Hewerton Martins, fundador do Movimento Solar Livre e presidente da Associação do Empreendedor Solar, conhecer a Ative na cidade de Sousa e visitar clientes nas zonas urbana e rural. Naquela ocasião, ele anunciou que levaria uma reportagens da TV Diário do Sertão sobre a empresa paraibana para apresentar ao Governo Federal e ao Congresso.

CEO da Ative, Frank Araújo, nos estúdios da Rádio Líder FM, em Sousa, durante o programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão (Foto: TV Diário do Sertão)
É POSSÍVEL
O CEO da Ative Energia Solar reitera que a principal vitória da empresa foi convencer os diversos tipos de consumidores de que é possível e simples produzir sua própria energia e economizar.
“A campanha é um sucesso e vem se intensificando, principalmente aqui na região de Sousa. Então, quando o público alvo, que é o pequeno consumidor, viu que é possível produzir sua própria energia, ele não pensou duas vezes e contratou a Ative Energia Solar”, destacou Frank Araújo.
Para saber mais, o cliente tem à sua disposição os seguintes canais:
Site: www.ativeenergiasolar.com.br
Instagram: @ativeenergiasolar
Facebook: www.facebook.com/ativeenergiasolar
Whatsapp: (83) 99336-2465
Em Sousa, a Ative Energia Solar fica localizada na Rua Dr. Carlos Pires de Sá, 31, Areia
MAIS FOTOS DA ENTREVISTA COM FRANK ARAÚJO
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br,
siga nas redes sociais:
Facebook,
Twitter,
Instagram
e veja nossos vídeos no Play Diário.
Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.