A cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, recebe até o próximo sábado (26) a V Mostra Bananeiras do Audiovisual, que chega à sua última semana com uma programação intensa e totalmente gratuita. O evento, que acontece em duas etapas entre os dias 8 e 26 de abril, tem como foco a valorização do cinema paraibano, com ênfase em temáticas socioambientais e na cultura regional.
A primeira fase da Mostra, realizada de 8 a 16 de abril, foi dedicada à oferta de oficinas formativas voltadas para estudantes, educadores e jovens realizadores. Já a segunda etapa, em andamento desde o dia 21, promove cineclubes em escolas e comunidades, além de novas oficinas, debates, exposições, apresentações culturais e vivências ecológicas.
Um dos momentos mais aguardados desta edição será a mostra não competitiva de filmes paraibanos, que ocorre entre os dias 24 e 26 de abril, sempre a partir das 19h, em frente ao antigo prédio da Escola Emília de Oliveira Neves. As sessões contarão com a presença dos realizadores, proporcionando um espaço de diálogo direto com o público.
O evento é promovido pelo Ponto de Cultura de Bananeiras e, em 2025, é viabilizado por meio do Edital 027/2024 “Vladimir de Carvalho”, com recursos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC). A Mostra também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bananeiras, do CCHSA/UFPB, da Acauã Produções Culturais e da Wings Soluções Tecnológicas.
Consolidada como um importante espaço de exibição e reflexão sobre o audiovisual na Paraíba, a Mostra Bananeiras reafirma seu compromisso com a formação de novos públicos, a valorização da produção local e a conscientização ambiental.
A programação completa do evento está disponível no site oficial: www.mostrabananeiras.net.
MaisPB