Fechar menu

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Marinho vê “vício formal” e quer sustar aumento no IOF feito por Lula

    24 de maio de 2025

    Ong anuncia nascimento de tartarugas marinhas em Cabedelo neste sábado

    24 de maio de 2025

    Vazamento de gás provoca interdição de avenida no bairro de Manaíra na manhã deste sábado

    24 de maio de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PBAgora PB
    Lar»Brasil»Trotes violentos nas Forças Armadas Brasileiras; relembre casos graves
    Brasil

    Trotes violentos nas Forças Armadas Brasileiras; relembre casos graves

    adminPor admin24 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura0 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail


    As Forças Armadas do Brasil estão sendo cada vez mais questionadas devido a relatos preocupantes de trotes violentos e abusos físicos e psicológicos contra os recrutas. As práticas, muitas das vezes apresentadas como rituais de iniciação, têm causado indignação e levantado dúvidas sobre o “batismo” dentro das instituições militares.

    O caso reacendeu após a divulgação de um vídeo obtido com exclusividade pelo Metrópoles, que mostra um recruta da Marinha do Brasil levando mordidas na bunda por colegas do quartel. A prática foi realizada contra jovens que estão concluindo a formação de marinheiro no Comando do 8º Distrito Naval, em São Paulo.

    Diante disso, a reportagem separou abaixo exemplos recentes de trotes que afetaram a vida pessoal dos recrutas e impactaram a sociedade por meio dessa tradição.

    Espancamento com objetos contundentes

    Em janeiro de 2025, um soldado de 19 anos foi espancado por colegas durante um trote no 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Pirassununga (SP). As agressões incluíram o uso de objetos, como vassouras e ripas de madeira, resultando em hematomas severos. O caso veio à tona após a divulgação de mensagens entre a vítima e um dos agressores.

    A vítima relatou que as agressões foram cometidas por cinco soldados e um cabo. O jovem disse no boletim de ocorrência que o cabo enviou uma mensagem por meio do WhatsApp, no momento do registro da ocorrência, dizendo que ele estava mentindo e que ele “iria prejudicar a todos”.

    De acordo com o advogado de defesa da vítima, os investigados teriam o ameaçado com o objeto, dizendo que ele deveria abaixar as calças: “Ou vai por bem ou vai por mal”, teriam dito os agressores.

    A vítima entendeu que se tratava, então, de um “batismo”. Diante disso, o Exército Brasileiro expulsou seis militares investigados. Os acusados foram identificados como os soldados Bonifácio, Felipe, Jonas, Gião, Souza Fontes e cabo Douglas.

    Imagem colorida, soldado com ferimentos na bunda e cotovelo após trote no Exército Brasileiro - Metrópoles
    O caso veio à tona após a divulgação de mensagens entre a vítima e um dos agressores

    Afogamento durante trote

    Em 2017, três recrutas morreram afogados após serem forçado por um cabo, um tentente e um soldado a entrar em um lago como parte de um trote no 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, em Barueri (SP). Naquela ocasião morreram afogados Wesley da Hora dos Santos e Victor da Costa Ferreira, ambos de 18 anos, e Jonathan Turella Cardoso Allah, de 19.

    As mortes ocorreram após os recrutas serem instruídos a se molhar até o pescoço no lago, e um deles escorregou e foi parar na parte mais funda, com os outros dois tentando ajudá-lo sem sucesso. Um quarto militar também foi jogado e só sobreviveu porque nadou, mas se feriu no teste. O julgamento dos cinco réus, sendo dois militares da ativa e três ex-militares, ocorreu no Foro da Justiça Militar, na região central da capital paulista.

    O ex-tenente Rodrigo de Oliveira Salatiel, o ex-cabo Felipe de Oliveira Silva e o ex-soldado Jorge Henrique Custódio Avanci foram condenados por dois crimes previstos no Código Penal Militar: homicídio culposo e lesão corporal culposa, ou seja, sem intenção de causar dano. Cada um deles foi condenado a cerca de dois anos e seis meses de prisão. Como todos estavam respondendo aos processos em liberdade, eles têm o direito de recorrer da sentença sem precisar ficar presos, enquanto isso.

    Imagem colorida, soldados vítimas de afogamento - Metrópoles

    Espancamento registrado em vídeo

    Em 2012, seis soldados da Aeronáutica foram identificados após a divulgação de um vídeo que mostrava um recruta sendo agredido violentamente durante um trote no alojamento do Hospital da Aeronáutica, em Belém (PA).

    As imagens mostravam o recruta sendo obrigado a fazer flexões, seguido por chutes e golpes com objetos como pedaços de pau e toalhas.

    O vídeo de nove minutos também mostra os militares pulando sobre o jovem, que se contorce no chão, protegendo a cabeça, e encenando marcha e fazendo flexões antes das agressões iniciarem.

    O Comando da Aeronáutica informou que o caso seria encaminhado para a Justiça Militar. Segundo as informações divulgadas, os seis soldados envolvidos na agressão foram identificados e afastados do serviço armado.

    Imagem colorida, recruta sendo agredido por superiores - Metrópoles
    Recruta sendo obrigado a fazer flexões, seguido por chutes e golpes com objetos como pedaços de pau e toalhas

    Palestra contra trotes

    Em fevereiro de 2024, a Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro, foi palco de uma palestra promovida pela Procuradoria da Justiça Militar da União, reunindo mais de 500 militares.

    O objetivo era combater os trotes violentos, após denúncias de agressões físicas, incluindo mordidas nas nádegas de recrutas, durante rituais de iniciação. Em um caso anterior, um soldado perdeu um testículo devido às agressões sofridas e somente dois cabos foram condenados



    Source link

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Marinho vê “vício formal” e quer sustar aumento no IOF feito por Lula

    24 de maio de 2025

    Maior sino do mundo sai de SP com destino a Goiás. Veja programação

    24 de maio de 2025

    Indígenas processam NYT por reportagem que liga grupo à pornografia

    24 de maio de 2025

    Mulher leva bebê reborn para ser vacinada em posto de saúde e rebate após negativa dos funcionários: “só abrir uma agulha e fingir que deu”

    24 de maio de 2025

    Alta no IOF e vazamentos desgastam a imagem de Haddad

    24 de maio de 2025

    Câmara tem semana de esforço concentrado em resposta à gripe aviária

    24 de maio de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.863 Visualizações

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20234.844 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.564 Visualizações
    Não perca

    Marinho vê “vício formal” e quer sustar aumento no IOF feito por Lula

    24 de maio de 2025

    O líder da oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN), apresentou Projeto de Decreto Legislativo…

    Ong anuncia nascimento de tartarugas marinhas em Cabedelo neste sábado

    24 de maio de 2025

    Vazamento de gás provoca interdição de avenida no bairro de Manaíra na manhã deste sábado

    24 de maio de 2025

    Sabadinho Bom: Helinho Medeiros Centro de João Pessoa com repertório de chorinho e forró

    24 de maio de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Entenda: plano de segurança do governo vai além do controle de armas – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.863 Visualizações

    PAA: agricultores familiares ofertam 248 mil toneladas de alimentos – Artigo de Exemplo

    21 de julho de 20234.844 Visualizações

    Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal – Artigo de Exemplo

    22 de julho de 20234.564 Visualizações
    Nossas escolhas

    Mulher esfaqueia 18 passageiros em estação de trem na Alemanha. Vídeo

    24 de maio de 2025

    Venezuela prende líder oposicionista e o acusa de terrorismo

    24 de maio de 2025

    Falha em destróier vira crise na Coreia do Norte e deixa ditador irado

    23 de maio de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.