O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), realiza nesta quinta-feira (13), a partir das 9h da manhã no Centro de Treinamento, Capacitação, Educação e de Cultura Alexandre da Silva Brito, uma ação com o objetivo de democratizar as informações sobre o setor cultural e sobre as iniciativas e os investimentos que vão acontecer neste e em próximos anos.
A pasta investiu R$ 100 milhões entre os anos de 2023 e 2024 e prevê o mesmo valor em investimentos apenas para 2025. A ideia é promover debates com autoridades e segmentos culturais locais. Tirar dúvidas, apresentar os editais que serão publicados, discriminar os valores que serão investidos e, para além disso, coletar eventuais críticas e sugestões que possam contribuir com os trabalhos que estão sendo executados.
O Secretário de Cultura de Monteiro, Nanido Cavalcante, convocou todos os artistas das várias vertentes da música, dança, teatro, cinema, fotografia e demais expressões artísticas para participar desse encontro, onde será explicado como vão funcionar os birôs criativos, estrutura que tem a mesma lógica de descentralização e democratização de informações e que vai funcionar ao longo do ano em 22 municípios paraibanos.
Em cada um dos municípios visitados, a Secult Itinerante vai apresentar um panorama sobre os investimentos regionais, os calendários de editais a serem publicados e o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) para a cultura da Paraíba para os próximos quatro anos.
Estãos sendo convidados o prefeito, representantes da Câmara Municipal, gestores municipais de Cultura e trabalhadores do setor das cidades visitadas e de seus arredores.
Além da equipe técnica da Secult-PB, estarão no evento também representantes do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, do Conselho Estadual de Política Cultural e do Instituto Federal da Paraíba.
SERVIÇO:
SECULT ITINERANTE
DATA: 13 de Fevereiro
HORA: 09 horas da manhã
LOCAL: Centro de Treinamento Alexandre da Silva Brito