Três bolsonaristas condenadas e uma ré por envolvimento no ataque golpista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília foram presas nos Estados Unidos por imigração ilegal após a posse do presidente Donald Trump.
Raquel Lopes, Rosana Maciel e Cristiane da Silva receberam penas do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto Michely Paiva é ré pelos crimes de golpe de Estado e associação criminosa.
Saiba quem são as quatro fugitivas:
Raquel de Souza Lopes
Natural de Joinville (SC), Raquel de Souza Lopes (51) tem um mandado de prisão em aberto no Brasil e foi condenada a 17 anos de prisão por golpe de Estado, associação criminosa e dano ao patrimônio público. Ela foi presa em 12 de janeiro em El Paso, na fronteira sudoeste do Texas (EUA) com o México.
A golpista foi para a Argentina em abril passado junto de um grupo de militantes por meio da fronteira com Santa Catarina. Ela ficou no país até 18 de novembro e fugiu de Buenos Aires com outros bolsonaristas após a Justiça mandar prender foragidos alvos de pedido de extradição do Supremo.
Raquel foi presa após entrar nos Estados Unidos pela cidade de La Grulla, no Texas. Ela cruzou o Deserto do Atacama, no Chile, chegou ao Peru pela cidade de Santa Rosa, passou pela Colômbia e chegou ao México. A bolsonarista foi transferida para a Unidade de Detenção da ICE (Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos) em El Valle, em Raymondville, no dia 19 de janeiro.
Rosana Maciel Gomes
Rosana (51) é natural de Goiânia (GO) e foi condenada a 14 anos de prisão por participação no 8 de janeiro. Ela é alvo de dois mandados de prisão em aberto no Brasil e de uma ordem de extradição na Argentina.
Em janeiro de 2024, a bolsonarista fugiu do Brasil e foi para o Uruguai. Poucos meses depois, em abril, foi para Buenos Aires, na Argentina, cidade em que deixou, com um grupo de golpistas, para os Estados Unidos.
Após passar por Peru, Colômbia e México, foi presa em El Paso, em 21 de janeiro, e transferida seis dias depois para o centro de detenção da ICE na mesma cidade. Amigos de Raquel têm procurado ajuda no consulado brasileiro em Houston, no Texas.
Cristiane da Silva
Condenada a um ano de prisão por associação criminosa e incitação ao crime, a garçonete Cristiane (33) tem um mandado de prisão no Brasil. A golpista, que diz ter ido a Brasília “para passear”, fugiu em junho passado para Buenos Aires.
Ela também passou por Peru, Colômbia e México antes de fugir para os Estados Unidos e ser presa em El Paso. Sua defesa afirma que estão tomando medidas para regularizar sua situação no país.
Michely Paiva Alves
Comerciante natural de Limeira (SP), Michely (38) foi candidata a vereadora na cidade pelo Podemos, mas teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral por responder a processo criminal no Supremo. Ela organizou e financiou um ônibus com 30 pessoas para o ato de 8 de janeiro.
A bolsonarista foi denunciada e é ré por cinco crimes, além de ter um mandado de prisão em aberto no Brasil. Ela fugiu para a Argentina em setembro passado e passou pelos mesmos países até ser presa em El Paso em 21 de janeiro.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line