A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3), revela que, sem Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026, os nomes mais citados pelos eleitores como possíveis candidatos da direita ao Palácio do Planalto são o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB).
O ex-presidente Bolsonaro está inelegível até 2030 devido a condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é réu por liderar uma tentativa de golpe de Estado após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.
Tarcísio de Freitas lidera com 15% das intenções de voto, seguido por Michelle Bolsonaro, com 14%, e Pablo Marçal, com 11%. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), aparece com 9%, enquanto o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, tem 4%.
Também com 4% estão o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União). O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tem 3%. Outros candidatos somam 1%, enquanto 19% dos entrevistados não escolheram nenhum desses nomes, e 16% não souberam ou não responderam à pergunta.
Mesmo com todos os outros sendo preferidos sem Bolsonaro na disputa, Lula venceria todos. O presidente petista aparece à frente em todas as simulações contra outros possíveis candidatos.
Em relação à rejeição, a pesquisa mostra que Bolsonaro possui 55% de rejeição, empatado com seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), que tem 56%. A pesquisa também revela que 44% dos eleitores têm medo do retorno de Bolsonaro ao poder.
A pesquisa foi realizada pela Quaest, que entrevistou presencialmente 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line