Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3), revela que 44% dos eleitores brasileiros têm medo do retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 41% temem uma vitória do presidente Lula (PT) nas eleições de 2026.
Outros 6% afirmaram temer ambos os cenários, 4% disseram não ter receio de nenhum dos dois e 5% não souberam ou não responderam.
O levantamento também aponta que Lula e Bolsonaro estão empatados em termos de rejeição para a eleição presidencial de 2026. Ambos apresentam 55% de rejeição entre os nove potenciais candidatos. Eles estão tecnicamente empatados com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), que tem 56% de rejeição.
Os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, são os menos rejeitados, com 24% e 26% de rejeição, respectivamente. Contudo, eles são os candidatos menos conhecidos entre os entrevistados.
Apesar disso, Lula continua sendo o favorito para as eleições de 2026 e venceria todos os seus adversários. A pesquisa indica que o principal concorrente de Lula seria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de ele estar inelegível até 2030 e ser réu em um processo por liderar uma tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Em uma possível reedição do segundo turno de 2022, Lula teria 44% dos votos, enquanto Bolsonaro ficaria com 40%. Esse resultado configura um empate técnico.
A pesquisa foi conduzida pela Quaest, que entrevistou presencialmente 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line