Governistas têm se preparado para aproveitar o momento de fragilidade de Jair Bolsonaro com a iminente aceitação da denúncia pelo Supremo Tribunal Federal nesta semana, que tornará o ex-presidente réu.
Assim como a oposição já prepara para viver o pós-Bolsonaro, o PT vai começar a virar os holofotes de sua atenção para os principais nomes da direita sem Jair Bolsonaro. Entre eles, Tarcísio de Freitas.
O governador de São Paulo é o nome favorito para ocupar o vácuo político deixado pelo ex-presidente com o início do processo no STF que poderá levar o líder da extrema direita a uma condenação criminal.
A ideia do Partido dos Trabalhadores é tentar mostrar a proximidade de Tarcísio de Freitas não só com o líder da extrema direita, mas principalmente com o histórico de crimes pelos quais Bolsonaro está sendo acusado.
É cedo para dizer se o plano da esquerda será vitorioso na tentativa de desgastar a imagem dos herdeiros bolsonaristas na reorganização do campo político conservador.
Isso se torna mais difícil neste momento, quando Lula e o PT vivem uma crise de popularidade, perdendo parte do apoio da classe média com a alta da inflação dos alimentos.
Veja