O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, inaugura nesta sexta-feira (21), em João Pessoa, a primeira Sala Lilás do Brasil, iniciativa do Programa Nacional “Antes que Aconteça”. O espaço foi criado para oferecer atendimento especializado e acolhedor a mulheres e meninas em situação de violência de gênero.
Instalada no Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro do Cristo, a Sala Lilás será gerida por profissionais capacitados, preferencialmente mulheres, das áreas de segurança pública e justiça. O objetivo é proporcionar um atendimento humanizado e seguro às vítimas.
Durante a cerimônia, Lewandowski assinará a Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que oficializa o Programa Salas Lilás e define diretrizes para o acolhimento e assistência especializada às mulheres em situação de violência.
O evento contará com a presença do governador João Azevêdo (PSB), da senadora Daniella Ribeiro, idealizadora do projeto “Antes que Aconteça”, e da ex-modelo e empresária Luiza Brunet, convidada especial. A iniciativa representa um avanço significativo no combate à violência de gênero e no suporte às vítimas em todo o país.