O novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou nesta quinta-feira (27) que as relações estreitas com os Estados Unidos acabaram e que o país vizinho não é mais um “parceiro confiável”.
“A antiga relação que tínhamos com os Estados Unidos, baseada na integração profunda das nossas economias e em uma cooperação estreita nos temas de segurança e defesa, acabou”, declarou Carney durante coletiva de imprensa.
Carney afirmou que conversará com Trump nos próximos dias a pedido da Casa Branca, mas deixou claro que não aceitará pressões.
“Está claro que os Estados Unidos não são mais um parceiro confiável. É possível que, com negociações abrangentes, consigamos restaurar alguma confiança, mas não haverá volta”, afirmou.
“Me oponho a qualquer tentativa de enfraquecer o Canadá, de nos dividir para que os Estados Unidos possam nos dominar. Isso nunca vai acontecer”, completou o primeiro-ministro.
A declaração ocorre um dia após Donald Trump anunciar um plano para impor tarifas de 25% sobre a importação de veículos, independentemente do país de origem. O governo dos EUA já havia imposto tarifas sobre o aço e o alumínio.
Carney prometeu retaliar as medidas econômicas adotadas pela gestão Trump. “Vamos responder com ações de represália que causem o máximo impacto nos Estados Unidos e o mínimo aqui”, disse.