Um vídeo publicado nas redes sociais pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), na noite de quarta-feira (26), causou pânico entre pais, alunos e professores das escolas municipais.
No Instagram, o prefeito afirmou que escolas da cidade haviam recebido uma “ameaça de massacre”. “Por que vocês não mexem comigo? Se tiver algum problema com a cidade ou porque a gente está incomodando, mexa comigo”, declarou.
“Vocês sabem a hora que eu chego, a hora que eu estou nos bairros. Não se atreva a mexer com as nossas crianças, que vocês vão se arrepender”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Segundo o prefeito, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal foram acionadas.
Apesar de as autoridades informarem que não há indícios de ameaça, o vídeo compartilhado por Manga gerou pânico entre os pais e causou o cancelamento de aulas. Muitos pais e responsáveis também optaram por não enviar as crianças para as escolas.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) alertou que é desaconselhável divulgar supostas ameaças a escolas devido ao efeito contágio. Segundo a pasta, a divulgação desse tipo de crime pode incentivar outras pessoas e grupos.
A SSP-SP informou ainda que a Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso. “É importante ressaltar que a Polícia Civil realiza um trabalho de inteligência, com o monitoramento constante de grupos na internet para identificar possíveis ameaças e prevenir ataques a escolas”, reforçou.