As movimentações políticas na Paraíba para 2026 seguem intensas, mas há um personagem que trabalha silenciosamente e, ao mesmo tempo, de forma estratégica: o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos). Embora manifeste publicamente e reiteradamente interesse em disputar o Governo do Estado já em 2026, a possibilidade de figurar como vice na chapa de Lucas Ribeiro (PP) pode se revelar o grande salto de sua carreira política.
A equação é simples: Galdino já construiu um clã político consolidado. A esposa, Eliane Galdino, é prefeita de Pocinhos; o irmão, Murilo Galdino, deputado federal com chances concretas de reeleição em 2026; a filha, Adriana Galdino, desponta como nome natural para sucedê-lo na Assembleia Legislativa; e a outra filha, Alana Galdino, ocupa um cargo vitalício como conselheira do Tribunal de Contas do Estado.
E, se aceitar ser vice de Lucas, Adriano nem de longe estaria se diminuindo. Pelo contrário: garantiria espaço no Executivo estadual, ampliaria sua influência e se consolidaria como o candidato natural ao governo em 2030. Isso porque, caso Lucas seja reeleito em 2026, estará impedido de disputar um terceiro mandato.
O caminho ficaria aberto para Galdino liderar o projeto.
Nesse cenário, Adriano se projetaria como um dos principais articuladores da política paraibana no longo prazo. Estaria no tabuleiro não só para 2030, mas também para 2034, e quiçá para 2038, consolidando sua trajetória, experiência e legado.
Em resumo, a vice de 2026 pode ser vista não como um recuo, mas como uma jogada de mestre – um recuo para ganhar impulso e chegar além.
Adriano Galdino, ao contrário de muitos que pensam apenas no próximo pleito, pode desenhar um projeto de poder a longo prazo. E, se a conjuntura lhe for favorável, só tem a ganhar.
Asssim, se a movimentação acima se consolidar, a chapa está fechada. É Lucas(PP), Galdino (Republicanos), João (PSB) e Nabor (Republicanos) em 2026.
EM TEMPO
Nos bastidores, a informação é de que o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) já teria feito alguns convites para conversar cara a a cara com o presidente da ALPB a fim de articular o projeto.
Apesar da movimentação, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), negou, em entrevista à imprensa, nesta quinta-feira (04), os boatos de que teria admitido a possibilidade de ser candidato a vice-governador na chapa de Lucas Ribeiro (PP) em 2026, e foi direto quando questionado:
“Falso. O que aconteceu foi que eu estava conversando com dois prefeitos. Isso é notícia plantada”, afirmou.