O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado (09) um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em uma conversa que segundo a assessoria da presidência da República durou cerca de 40 minutos. Durante o diálogo, Putin compartilhou informações sobre suas negociações em andamento com os Estados Unidos e os esforços recentes em busca da paz entre Rússia e Ucrânia.
O presidente russo agradeceu ao Brasil pelo interesse e empenho na mediação desse tema delicado. Lula, por sua vez, reafirmou que o Brasil mantém firme o apoio ao diálogo e à resolução pacífica dos conflitos, destacando que seu governo está à disposição para colaborar no que for necessário, inclusive no contexto do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa criada conjuntamente pelo Brasil e China.
Além das questões relacionadas ao conflito na Europa, os dois líderes também abordaram o atual cenário político e econômico global, com ênfase na cooperação bilateral dentro do BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Putin teria parabenizado o Brasil pelos avanços obtidos na recente Cúpula do BRICS, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.
No âmbito das relações bilaterais, os presidentes reforçaram a intenção de realizar ainda este ano a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia, com o objetivo de ampliar o diálogo e estreitar parcerias em diversas áreas.
PB Agora