A imprensa nacional apontou que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) sinalizou uma tentativa de atuação nos bastidores para intermediar uma agenda nos Estados Unidos, com o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos). De acordo com matéria publicada pelo portal Estado de Minas nesta quarta-feira (23), o objetivo é tentar contornar às tensões diplomáticas e econômicas provocadas pela taxação anunciada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros.
A reportagem afirma que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se colocou à disposição para intermediar uma agenda de Hugo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), com autoridades norte-americanas. A proposta surge como a primeira movimentação concreta da ala bolsonarista com vistas a conter os prejuízos causados pela decisão do ex-presidente Trump.
A disposição de Eduardo Bolsonaro teria sido comunicada em conversas com aliados, nas quais também teria externado preocupação com o impacto da crise para o país. Segundo interlocutores, o deputado afirmou que “não quer ver o Brasil afundar” e estaria em busca de uma saída política e diplomática para o imbróglio.
A suposta sinalização de ajuda por parte de Eduardo ocorre em um momento de forte tensão entre o poder judiciário brasileiro e figuras do campo bolsonarista, além da necessidade de articulação política para lidar com o impacto econômico que as novas taxas americanas podem gerar sobre setores estratégicos da economia.
PB Agora