Fechar menu
Agora PB

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Mogeiro é incluído no Mapa do Turismo Brasileiro e reforça potencial no Vale do Paraíba

    21 de março de 2026

    Governador vai apresentar “Paraíba: Muito Além do Sol e do Mar”, livro que celebra a história e as perspectivas de futuro do estado

    21 de março de 2026

    Morre, aos 91 anos, o ator Juca de Oliveira

    21 de março de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Anunciar
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Agora PBAgora PB
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    Agora PB
    Lar»Política»Gilmar põe PF no rastro de suspeitas de arapongagem contra João Campos
    Política

    Gilmar põe PF no rastro de suspeitas de arapongagem contra João Campos

    adminPor admin2 de fevereiro de 2026Nenhum comentário3 minutos de leitura0 Visualizações
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Tumblr E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou a Polícia Federal apurar se aliados do prefeito do Recife, João Campos (PSB), foram investigados ilegalmente pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Pernambuco. A suspeita de instrumentalização dos órgãos de investigação deflagrou um embate entre o prefeito e a governadora Raquel Lyra (PSD), ambos pré-candidatos ao governo estadual.

    Em sua decisão, o ministro considerou que há “elementos robustos” da “instrumentalização do aparato investigativo para fins políticos, em contexto sensível do calendário eleitoral”. “Não há neutralidade objetiva possível quando os alvos diretos de investigações simultâneas, abrangentes e não individualizadas integram o núcleo de confiança de um dos pré-candidatos à chefia do Poder Executivo estadual”, escreveu Gilmar Mendes.

    Dois episódios levaram o ministro a determinar a abertura do inquérito. O primeiro envolve a Polícia Civil. Um equipamento rastreador foi instalado pela corporação no carro do secretário de Articulação Política e Social, Gustavo Monteiro, sem autorização judicial. A Secretaria de Segurança Pública sustenta que o monitoramento fez parte de uma investigação aberta a partir de uma denúncia anônima. O governo nega irregularidades no procedimento. Para Gilmar Mendes, o uso de instrumentos de vigilância teve “finalidade política, dissociada de qualquer controle judicial”.

    O segundo episódio envolve o Ministério Público do Estado. O Gaeco, braço da instituição, investiga 23 servidores de confiança da prefeitura, incluindo dez secretários municipais, em um procedimento preliminar. Os promotores chegaram a requisitar à prefeitura a quebra de sigilos fiscais e a intimar servidores para prestar depoimento. Em sua decisão, Gilmar Mendes afirma que houve fishing expedition (pesca probatório, em português) – investigação genérica que mira alvos específicos e tenta produzir provas contra eles sem uma hipótese criminal definida. 

    “A ausência de delimitação objetiva das imputações, aliada à condição de servidoras de confiança diretamente vinculadas ao núcleo político de pré-candidato ao governo estadual (agentes políticos, em acepção ampla), reforça a aparência de desvio de finalidade na condução do procedimento, transformando-o, ao menos em sede indiciária, em um instrumento de pressão política”, considerou o ministro.

    O PSB, partido de João Campos, levou o caso ao STF alegando que o governo estadual montou uma “estrutura paralela de inteligência com finalidade política-eleitoral”. Já o governo afirmou, em manifestação ao tribunal, que não exerce qualquer ingerência sobre o trabalho do Ministério Público e que o órgão tem autonomia funcional e administrativa.

    Raquel Lyra se manifestou publicamente após a decisão de Gilmar Mendes. A governadora afirmou, em um vídeo publicado nas redes sociais, que não existe, por parte do Executivo, “nenhuma orientação de perseguir quem quer que seja”.

    “A Polícia Civil de Pernambuco é uma instituição de estado com autonomia e responsabilidade funcional. Ela não pertence e não serve a interesses políticos e jamais será instrumento de ninguém. Não é hora de distorcer fatos nem transformar um tema técnico em palco eleitoreiro”, declarou na gravação.

    Gilmar Mendes também determinou o trancamento da investigação do Ministério Público contra servidores da prefeitura, por desvio de finalidade, e mandou notificar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão que fiscaliza a conduta de promotores e procuradores, para que investige o caso administrativamente.

    Veja

    Destaque
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Governador vai apresentar “Paraíba: Muito Além do Sol e do Mar”, livro que celebra a história e as perspectivas de futuro do estado

    21 de março de 2026

    Kassab oficializa filiação de Jhony ao PSD para disputar vaga na Câmara Federal

    21 de março de 2026

    STF mantém prisão de Daniel Vorcaro e de outros investigados no caso Master

    21 de março de 2026

    Jhony Bezerra detalha encontro com Gilberto Kassab e confirma filiação ao PSD de Pedro Cunha Lima

    21 de março de 2026

    Programa Agora Tem Especialistas oferta mais de 12 mil procedimentos exclusivo para mulheres na Paraíba

    21 de março de 2026

    Prefeitura de Sumé divulga calendário de pagamento do IPTU 2026 com 20% de desconto em cota única

    21 de março de 2026

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Top Posts

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.491 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.320 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.912 Visualizações
    Não perca

    Mogeiro é incluído no Mapa do Turismo Brasileiro e reforça potencial no Vale do Paraíba

    21 de março de 2026

    O município de Mogeiro, localizado na região do Vale do Paraíba, acaba de alcançar um…

    Governador vai apresentar “Paraíba: Muito Além do Sol e do Mar”, livro que celebra a história e as perspectivas de futuro do estado

    21 de março de 2026

    Morre, aos 91 anos, o ator Juca de Oliveira

    21 de março de 2026

    MPPB realiza mediação para garantir continuidade da assistência no Hospital Clipsi, em Campina Grande

    21 de março de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em três anos

    25 de maio de 20257.491 Visualizações

    Por que a ONU depende de Israel para fornecer suprimentos a Gaza?

    25 de maio de 20257.320 Visualizações

    Com boicote da oposição, venezuelanos vão às urnas neste domingo

    25 de maio de 20253.912 Visualizações
    Nossas escolhas

    Em aceno à Rússia, Zelensky propõe zona desmilitarizada em Donetsk

    24 de dezembro de 2025

    Papa Leão XIV comanda sua primeira missa de Natal no Vaticano

    24 de dezembro de 2025

    Saiba por que a árvore é um dos símbolos mais importantes do Natal

    24 de dezembro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube Drible
    • Anunciar
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por agorapb.com.br

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.