O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), reagiu nesta sexta-feira (5) às declarações do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que o acusou de tentar cooptar prefeitos para garantir apoio a uma possível candidatura ao Senado em 2026. Sem se alongar, Azevêdo limitou-se a dizer:
“Ele vai ver nas eleições.” A resposta veio após Veneziano afirmar que o governador tem utilizado a estrutura do governo e reuniões individuais com gestores municipais para pressioná-los a declarar apoio político. Segundo o senador, apesar de não ter problemas com a candidatura de João, o método adotado fere a construção de confiança com os prefeitos.
“João Azevêdo não criou vínculos de confiança. Está chamando prefeito por prefeito, usando a caneta e a estrutura para garantir alianças. Isso não é parceria, é cooptação”, disse Veneziano.
O governador, por sua vez, segue em agenda intensa pelo Sertão paraibano, visitando municípios como Sousa, Cajazeiras e Uiraúna, onde realiza entregas de obras e mantém diálogo com lideranças locais. Segundo aliados, as conversas com os gestores sobre o cenário político de 2026 são naturais e fazem parte do processo democrático, sem imposições.
Veneziano, no entanto, alega que as conversas “não ficam entre quatro paredes” e que rapidamente chega a ele o teor das articulações feitas pelo governador nos bastidores.
A tensão evidencia a disputa antecipada pelo Senado em 2026.
PB Agora