O senador Efraim Filho (União Brasil) comentou nesta segunda-feira (22) as declarações do também senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que rechaçou qualquer participação em uma chapa com viés bolsonarista em 2026. Segundo Efraim, embora respeite a posição de Veneziano, o histórico de convivência política entre ambos mostra que a construção de alianças não pode ser descartada.
“Veneziano tem suas leituras de cenário, que eu respeito muito. Mas é importante lembrar que já estivemos juntos em palanques, como no segundo turno da eleição em Campina Grande, em 2020. Estavam lá Romero, Bruno, Veneziano, Bolinha, Queiroga. E vencemos a força da máquina estadual. Ou seja, temos capacidade de unir diferentes forças quando há um objetivo comum”, afirmou Efraim.
O senador revelou ainda que manteve diálogo com Veneziano após as declarações e destacou que, apesar das diferenças de posicionamento nacional, há espaço para entendimento no campo estadual.
“Já conversei com Veneziano em Brasília. Estamos sempre dialogando, fazendo leitura de cenário. Ele tem uma candidatura muito bem estabilizada, fortíssima. Temos uma relação de parceria. Ele não votou em mim, por compromissos que tinha, mas isso nunca impediu nossa convivência política. Inclusive, muitos prefeitos que me apoiam também têm boa relação com ele”, destacou.
Sobre a possibilidade de Veneziano integrar uma chapa mais à direita, especialmente diante da presença do PL, partido liderado por Jair Bolsonaro, Efraim foi cauteloso. “A construção de alianças se faz com diálogo e respeito. Cada um tem seus limites, mas também tem suas prioridades regionais. E acredito que tudo pode ser discutido com maturidade política”, ponderou.
Efraim destacou que apesar das diferenças ideológicas, alianças pragmáticas continuam sendo uma possibilidade concreta na formação de um campo oposicionista forte para 2026 na Paraíba.
Redação