O deputado federal Gervásio Maia (PSB) subiu o tom nesta quinta-feira (07) ao criticar a postura da oposição na Câmara dos Deputados, classificando como “afronta, chantagem e sabotagem” as tentativas de travar as votações em curso no Congresso Nacional. Segundo o parlamentar, a obstrução liderada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro representa um ataque institucional e relembra os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília.
“Chamar o que ocorre na Câmara de ‘obstrução’ é um absurdo. Isso é afronta, chantagem e sabotagem. É o 8 de janeiro reeditado de dentro para fora”, afirmou Gervásio em pronunciamento. Para ele, o comportamento da oposição, ao tentar impedir o andamento das pautas em votação, não está amparado em legítima divergência política, mas sim em manobras antidemocráticas com motivações pessoais.
O movimento obstrucionista foi intensificado por parlamentares bolsonaristas nos últimos dias, por conta da determinação, por parte do ministro Alexandre de Moraes, da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro por descumprimento de medidas restritivas.
“A oposição age contra o povo, prejudicando milhões em razão de disputas políticas e interesses pessoais”, disparou Gervásio. “Os que atentam contra a Constituição e contra o Parlamento não têm compromisso com o povo brasileiro.” concluiu.
Na Câmara dos Deputados, tumulto e negociação marcaram o fim da obstrução na noite dessa quarta-feira (06) após 30 horas de ocupação pela oposição.
Já no Senado, parlamentares da oposição continuam ocupando o Plenário nesta quinta-feira (07).
PB Agora