O governador João Azevêdo (PSB) anunciou nesta quarta-feira (6) a nomeação do promotor Leonardo Quintans Coutinho para o cargo de procurador-geral de Justiça da Paraíba no biênio 2025-2027. A escolha foi oficializada durante solenidade de assinatura do Termo de Cessão do Casarão dos Azulejos, no Centro de João Pessoa.
O edifício histórico, que já foi sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, passará a abrigar o Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia, iniciativa que resgata parte da memória política e institucional do estado.
Leonardo Quintans foi o mais votado na eleição interna do Ministério Público da Paraíba (MPPB), realizada no último dia 31 de julho. Ele obteve 56,47% dos votos, consolidando-se como o nome preferido da categoria para assumir o comando da instituição.
A lista tríplice enviada ao governador foi composta ainda pelos promotores Rodrigo Marques (17,63%) e Aristóteles Ferreira (14,60%). O promotor João Geraldo Barbosa, apesar de ter recebido 11,29% dos votos, ficou de fora da lista final.
No total, 220 membros do MPPB participaram da votação, que somou 660 votos, sendo 363 considerados válidos.
Com a nomeação, Leonardo Quintans assume a chefia do Ministério Público Estadual com a missão de conduzir a instituição pelos próximos dois anos, em um cenário de grandes desafios, como o fortalecimento do combate à corrupção, a defesa dos direitos coletivos e a atuação firme pela preservação do estado democrático de direito.
Redação