A Paraíba se destacou nacionalmente ao registrar a menor taxa de estelionatos do país em 2024, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O estado contabilizou 235,4 casos por 100 mil habitantes, número 77% abaixo da média nacional, que foi de 1.019,2.
Na comparação entre as unidades da federação, a Paraíba aparece na ponta oposta de estados como São Paulo e Distrito Federal, que lideram os registros de estelionato com taxas de 1.744 e 1.681,3 casos por 100 mil habitantes, respectivamente.
O levantamento chama atenção para a grande disparidade entre os estados, o que, segundo o Fórum, pode refletir tanto realidades distintas quanto diferenças na forma de registro e classificação desses crimes.
Ainda assim, o baixo índice registrado pelo estado é um dado que reforça a percepção de segurança em relação a crimes patrimoniais e golpes, cada vez mais comuns no ambiente digital.
O estelionato, que inclui desde fraudes bancárias até golpes virtuais e presenciais, tem crescido em diversas regiões do país. A tendência nacional é de aumento nos registros, enquanto a Paraíba, ao lado do Maranhão (com 285,3 por 100 mil habitantes), segue como exceção.
Confira no gráfico:
PB Agora