A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Royal, com o objetivo de desarticular e descapitalizar um grupo criminoso voltado ao tráfico interestadual de drogas. As ações contam com o apoio da ROTAM/PMDF, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/DF) e se estendem também aos estados do Rio de Janeiro e Paraíba.
Cerca de 100 policiais federais cumprem 50 ordens judiciais expedidas pela Justiça do DF, sendo 27 mandados de busca e apreensão, 12 de prisão preventiva e 13 de prisão temporária. Também foi determinado o bloqueio de bens e valores que somam R$ 8 milhões.
As investigações tiveram início a partir de desdobramentos da Operação Column, deflagrada em abril deste ano. As apurações revelaram a existência de um consórcio de pelo menos 16 integrantes que reuniam aportes financeiros semanais para financiar a aquisição e distribuição de drogas no DF e entorno.
Foram identificadas ligações do grupo com facção criminosa atuante no Distrito Federal, além de indícios de prática de lavagem de dinheiro e comércio ilícito de armas de fogo.
Agência Gov.br