O Congresso Nacional elege, neste sábado (1°), os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. As eleições no Senado começam a partir das 10h, já as eleições para Mesa Diretora na Câmara dos Deputados iniciam-se às 16h. Com paraibanos envolvidos diretamente na disputa, os candidatos eleitos devem permanecer dois anos no cargo.
O Portal MaisPB e Programa Hora H realizam a cobertura do pleito diretamente de Brasília, no Distrito Federal. A expectativa é de que o deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) seja eleito presidente da Câmara dos Deputados. Se confirmado o favoritismo, ele será o parlamentar mais jovem a ocupar o cargo. No Senado, Daniella Ribeiro é apontada como certa no cargo de 1ª secretária, pois possui alta influência na instituição.
A votação para o Senado deve iniciar por volta das 10h e ser finalizada ainda no final da manhã. Até o momento, quatro senadores estão na corrida para ocupar a presidência do Senado para o biênio 2025-2026: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE).
Na Câmara dos Deputados, o início da primeira sessão está marcado para as 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. No início da manhã, três candidatos já haviam oficializado sua intenção de ocupar a presidência da Casa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS). A votação será presencial, com urnas dispostas no Salão Verde e no Plenário.
Veja o roteiro da eleição para Câmara:
Na Câmara, a eleição de Hugo Motta já é dada como “certa”, Hugo consolidou o apoio de 17 partidos, além do Republicanos, e deve ultrapassar os 257 votos necessários para a vitória. Seu perfil conciliador atraiu apoio de siglas diversas, como PT e PL, e sua campanha tem como lema a união: “Do lado do Brasil”.
Entre os partidos que declararam aliança com Motta estão:
Republicanos;
Avante;
União Brasil;
PSD;
Rede;
PRD;
Solidariedade;
PSDB;
Cidadania;
PSB;
PCdoB;
PDT;
Partido Verde;
PP;
Podemos;
MDB;
PT;
PL.
MaisPB