O deputado estadual Walber Virgolino (PL) foi mais um integrante da direita paraibana que elevou o tom para cobrar do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos–PB), que cumpra o compromisso assumido com os conservadores e coloque em pauta a anistia aos investigados pelos atos de 8 de janeiro. A crítica foi feita após sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Virgolino declarou não ter divergências pessoais com o presidente da Câmara, mas afirmou que ele evita assumir posições claras e tenta agradar tanto à esquerda quanto à direita. Segundo o parlamentar, Motta teria prometido a anistia durante a campanha pela presidência da Casa e, agora, estaria recuando ao dizer que o tema não é prioridade. Ele ainda reforçou que considera a anistia essencial para proteger Bolsonaro e os presos dos atos de 8 de janeiro.
O deputado também enviou recados internos ao PL da Paraíba, criticando a postura de parlamentares que, conforme disse, defendem Bolsonaro em Brasília, mas se alinham a adversários do ex-presidente no Estado. Walber garantiu que continuará defendendo sua posição de maneira “incisiva” e pediu coerência da bancada conservadora paraibana.
As declarações surgem após o pré-candidato Nilvan Ferreira divulgar um vídeo responsabilizando Hugo Motta por possíveis consequências graves envolvendo o ex-presidente. Mesmo sob pressão, aliados de Motta afirmam que ele quer adiar o debate sobre uma anistia ampla, temendo agravar tensões políticas. O impasse já expõe divisões entre o bolsonarismo paraibano, o PL nacional e a condução do presidente da Câmara.
Redação


